A Paraíba o tempo todo  |

Entidades paraibanas se mobilizam pelo Dia Internacional Contra a Corrupção

Entidades se mobilizam pelo Dia Internacional Contra a Corrupção

Entidades se mobilizam pelo Dia Internacional Contra a Corrupção

O Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, será lembrado por meio de um circuito de atividades que durará três dias. As ações acontecerão em quatro cidades paraibanas – João Pessoa, Cabedelo, Guarabira e Campina Grande. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), e com as ONGs Centro de Ação Cultural (Centrac) e o Serviço de Educação Popular (Sedup).

A programação começa na terça-feira, 7, a partir das 9h, com a abertura da Feira Contra a Corrupção, no Ponto de Cem Réis, na capital. Pela manhã, o Focco e organizações da sociedade civil vão promover um dia de atividades. Além de esclarecer ao cidadão sobre a importância de combater atos de irregularidade, o público presente também assistirá a apresentações culturais.

O presidente do Focco-PB, Rainério Rodrigues, lembrou que a formação de um fórum paraibano, considerado uma das principais frentes de combate à corrupção no estado, foi uma iniciativa pioneira no país.

“Hoje, se formos fazer uma avaliação das atividades do Focco, podemos considerá-la positiva. Nesses cinco anos de existência, a integração entre os órgãos do fórum paraibano é um exemplo para o resto do Brasil”, ressaltou.“A partir da gente, modelos semelhantes foram sendo formados em outros estados, a exemplo de Pernambuco, Alagoas, Goiás, Rio Grande do Norte. O movimento culminou, no ano passado, com a Rede Nacional de Controle”, acrescentou.

O modelo proposto pelo Focco propõe três vertentes de combate à corrupção. A primeira delas é a união entre órgãos e entidades para otimizar as ações, como acesso facilitado dos bancos de dados entre os membros do fórum. A segunda é o incentivo ao controle social, estimulando a população a participar do combate à corrupção – o circuito é um exemplo disso. A terceira vertente é a capacitação dos servidores para melhor aplicação dos recursos públicos.

Feira terá espaço para se prestar contas

Dentro Feira Contra a Corrupção, no primeiro dia do evento, o Focco vai reservar espaço para fazer uma prestação de contas à população.

Por volta das 16h, será apresentado um relatório sobre as atividades desenvolvidas, a consolidação dos débitos imputados aos gestores, os processos julgados, as ações de capacitações realizadas, entre outros detalhes. Nós prestamos contas do nosso trabalho e também fazemos com que a população seja uma aliada na fiscalização”, observou Rainério.

Além da feira, realizada no dia 7, mais outra atividade será incluída dentro do circuito na capital.

Trata-se de uma sessão especial da Câmara Municipal de João Pessoa, sobre o tema. O debate será entre os parlamentares será às 9h da quinta-feira, 9.

Já a cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, realizará um ato contra a corrupção ainda no primeiro dia do evento. A iniciativa acontecerá na Praça Venâncio Neiva, a partir das 17h. A atividade está prevista para se encerrar às 21h.

Na quarta-feira, 8, a Feira Contra da Corrupção chega a Guarabira. As atividades estão marcadas para começar às 9h, na Praça Lima e Moura, e vai se estender até às 17h. No dia seguinte, o mesmo evento estará em Campina Grande, na Praça da Bandeira, seguindo atividades semelhantes aquelas realizadas na capital. (CN)

 

Jornal da Paraíba

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe