Por pbagora.com.br

No próximo dia 15 de abril, o município de Lagoa Seca vai parar, literalmente, para pedir por mais segurança pública. Todos os segmentos da sociedade irão se unir na Caminhada pela Paz, pedindo a ação efetiva de policiamento e exigindo mais segurança pública para a comunidade lagoassequense.

Será o “Dia do Basta”, mobilização que está sendo organizada para externar o descontentamento da população, que já não suporta mais viver sob a ação da criminalidade, pede também atuação mais efetiva das autoridades estaduais no combate às ações criminosas que vem ocorrendo com freqüência em todo o município desde o ano passado.

A segurança em Lagoa Seca é um problema sério e carece de providências imediatas dos órgãos gestores. Não existe mais tranqüilidade em nenhum ponto da cidade. Na zona rural os assaltos e agressões aos moradores são corriqueiros. Na zona urbana essa realidade também não é diferente. O município tem entrado semanalmente na agenda da mídia estadual, graças aos inúmeros casos de transgressão da lei que tem afetado toda a população.

A zona rural do município é a região mais preocupante. Além dela, as imediações do Campus da UEPB, próximo a Vila Florestal e o Lar do Garoto, também tem sido alvo dos bandidos.

A explicação para isto está no fato de Lagoa Seca ser um município predominantemente rural e divisa com bairros de periferia de Campina Grande o que facilita a entrada e circulação de marginais na cidade.

Atualmente, apenas 4 (quatro) policiais militares (2 por plantão) ficam responsáveis pelo policiamento ostensivo em toda zona rural e urbana da cidade que já possui mais de 27 mil habitantes.

Vários documentos, como abaixo-assinados e ofícios, já foram enviados às autoridades, mas os resultados foram momentâneos, porque a ação mais eficaz da polícia só acontece depois que comunidade pressiona e faz protestos.

As medidas adotadas são periódicas e em pouco tempo elas são abandonadas deixando a cidade novamente entregue à marginalidade.

Diante dessa situação, a população resolveu se unir para demonstrar a sua insatisfação e exigir medidas mais severas de combate a criminalidade em Lagoa Seca, e no próximo dia 15 de abril toda a cidade vai sair pelas ruas em forma de protesto para lutar por um direito básico de todo cidadão: a segurança pública.

Pela indignação generalizada dos moradores, o evento está tomando grandes proporções e vai se tornar um marco na cidade. O “Dia do Basta” certamente irá entrar para a história de Lagoa Seca.

Nesse dia, poder legislativo e judiciário, além da sociedade civil organizada, comerciantes e grande parte da população urbana e rural estarão juntos na “Caminhada pela Paz” cuja concentração será na Praça Severino Cabral, a partir das 8h.

Da Redação

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Secretário explica logística e distribuição das vacinas contra a covid-19 na PB

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, detalhou como será o processo de recepção, logística e distribuição das vacinas contra a covid na Paraíba. De acordo com o secretário,…

ALPB encerra biênio com a maior produtividade de sua história com mais de 12 mil matérias aprovadas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) encerrou este biênio com a maior produtividade da sua história. Entre requerimentos, projetos de Lei, projetos de Resolução, vetos e Medidas Provisórias, a Casa…