A Paraíba o tempo todo  |

Enem 2021: isenção da taxa de inscrição já pode ser solicitada 

Candidatos têm até 28 de maio para fazer a solicitação; saiba quem pode receber o benefício

 

Estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem solicitar isenção da taxa de inscrição. O prazo segue aberto até o dia 28 de maio, mas é preciso ficar atento aos documentos e não deixar para a última hora. 

A solicitação de isenção deve ser feita na Página do Participante do Enem, por meio do preenchimento de formulário com dados pessoais e envio das documentações que comprovem a justificativa de ausência ou a validação para o pedido de isenção.

Para fazer o pedido de isenção é preciso se enquadrar em um dos perfis, sendo eles: estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio, em 2021, em escola da rede pública; quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública, ou em escola da rede privada, com bolsa de estudo integral, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou ser membro de família de baixa renda inscrito no CadÚnico.

Quem estiver em um desses contextos deve anexar a documentação para comprovação, entre eles estão: cédula de identidade do participante e grupo familiar; cópia do cartão com o NIS válido; histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio em escola pública, com assinatura e carimbo da escola. Bolsistas de escola particular devem enviar declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Justificativa

A justificativa de ausência é destinada aos estudantes que conseguiram a isenção da taxa de inscrição na edição anterior do exame, mas não compareceram nos dias de provas, e mesmo assim desejam realizar a prova este ano sem precisar pagar a taxa. Entre as razões aceitas para justificar estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, vítima de acidente de trânsito, dentre outras situações descritas no edital do exame.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe