A Paraíba o tempo todo  |

Encontro de tuíteiros repercute mal

Apesar de não ter caráter partidário, encontro de “twitteiros“ prioriza políticos e repercute mal entre a imprensa

Jornalistas que estiveram presentes ao 1º Encontro dos Twitteiros, realizado no último final de semana, em João Pessoa, criticaram a organização e o aparato tecnológico que deixou a desejar em diversos aspectos. Além dos que admoestaram ainda teve os de opiniões antiéticas que postaram no Twitter que iriam ao “Encontro dos Vagabundos”. Ao que parece na Paraíba são poucos, porque o evento não teve a expressividade esperada.

Por ironia do destino essa definição partiu do jornalista Adelton Alves que é amigo pessoal de um dos twitteiros de plantão, o ex-governador Cássio Cunha Lima. O radialista Gutemberg Cardoso também fez suas críticas plausíveis e contundentes, principalmente no que se referia ao áudio de péssima qualidade, mesmo diante de todo aparato tecnológico disponível nos dias atuais.

Ainda conforme postagens no Twitter de Gutemberg Cardoso o bônus do evento foi a possibilidade entre o real e o virtual, o fazer novas amizades e muita gente bonita presente. Já no lado ruim, além da péssima qualidade do áudio, “as palestras eram relâmpagos, não dando para aproveitar quase nada do que era dito”, disse.

“Só da primeira mini palestra ministrada por Juarez Batista que trabalha com web há 10 anos, se pode tirar algo positivo. Os políticos nos bastidores só atrapalharam”, declarou o radialista. Talvez pela ganância sugestiva de se promover no ápice da realidade entre o virtual e o real, os políticos presentes tentaram aparecer a todo custo. “Além de seguranças, que na minha opinião foi desnecessária”, disse.

Gutemberg acrescentou ainda que Chico Raimerson, um dos palestrantes, não poupou rasgação de seda à Prefeitura de João Pessoa durante sua palestra relâmpago. E postou em seu Twitter que “não entendo para que essas faixas amarelas e laranjas postas ao fundo”, finalizou.
 

As declarações feitas pelo produtor do Radiofônico Correio da Manhã, Hyldo Pereira foi que o projetor estava disposto de maneira tal que em determinados ângulos era impossível a visualização, além das palestras céleres que não satisfizeram a curiosidade dos presentes.

“O que se esperava de um evento que se propõe a discutir uma rede social como o Twitter é que no mínimo houvesse sensibilidade já que se trata de um lugar de autopublicação onde pessoas colocam links, falam de seus projetos, divulgam notícias”, comentou Hyldo Pereira.

No Twitter não há regras. Uns falam sobre a vida ou postam links; outros ‘twittam’ das férias. É um serviço que ainda está se definindo. A tecnologia é nova. Todos os dias as pessoas acham novas utilidades.

Apesar de dizerem que o tal “Encontro” não tinha caráter politiqueiro, as palavras finais do evento foram de CCL e do ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho , ambos saudando os participantes e parabenizando a iniciativa.

Ora, se eles estavam lá como simples twiteiros, ou melhor, como bem denominou Adelton “Vagabundos Tuiteiros”, porque então só eles tiveram direito a fala fugindo assim do que estava efetivamente na programação? Com a resposta a senhora organizadora do evento, Cris Lima Machado, primeira twiteira da Paraíba, hoje com mais de 23 mil seguidores que havia garantido que nenhum político de plantão no encontro iria discursar.

Não foi à toa que CCL tirou um longo período de férias nos EUA depois da sua cassação, que o fez refletir para seu retorno real se utilizando do virtual, afinal de contas o Twitter serviu de plataforma de campanha de Barack Obama. A comparação entre seres pode ser esdrúxula, mas a ferramenta tem o mesmo poder.
 

Está ai, muita gente conhecendo essa súbita rede social, interessadas em autopromoção ou, simplesmente querendo conhecer umas as outras. Mas não custa salientar que para criação de um evento desse porte é necessário ao menos conhecimento de causa.

A tendência do Twitter é virar algo obrigatório, pelo menos pra quem vive da tecnologia e, principalmente, do jornalismo e da política.

 

Simone Duarte


PB Agora

 

confira as fotos do encontro e de algmas postagens do Twitter
 

 

 

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe