A Paraíba o tempo todo  |

Emlur promove cadastramento para a Coleta Seletiva

 A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) inicia, nesta segunda-feira (23), o cadastramento dos interessados em realizar a Coleta Seletiva de resíduos produzidos diariamente. Inicialmente, o cadastro abrange comerciantes, empresários e condomínios verticais e horizontais de toda a cidade. O cadastro deverá ser feito na sede da Emlur. No primeiro semestre de 2015 cerca de 3 mil toneladas foram coletadas em toda João Pessoa, representando 2% do que é produzido na cidade. A meta é chegar a 6% até o final de 2016.

Os interessados poderão fazer o cadastro na sede da Emlur, no setor de Educação Ambiental, das 8h às 11 e das 14 às 17h . A equipe de Educação Ambiental da Emlur estará disponível para dar palestras aos inscritos. Serão repassadas orientações básicas sobre a separação dos resíduos recicláveis, sobre os equipamentos, materiais e custos.

Atualmente a cidade de João Pessoa realiza a coleta seletiva em diversos pontos nos bairros Treze de Maio, Bairro dos Estados, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Mangabeira, Cabo branco, Altiplano, Miramar, Tambaú, Tambauzinho e Bessa.

A Emlur conta com cinco galpões para armazenagem do material coletado. O maior deles é localizado no Aterro Sanitário Metropolitano, na Instância Mussuré, os demais estão nos bairros de Cabo Branco, Mangabeira, Bancários e Bairro dos Estados. Quatro associações, vinculadas a Emlur, fazem a coleta seletiva – Astramares (Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis), Ascare (Associação de Catadores de Resíduos de João Pessoa – Bairro dos Estados e Bessa) e Acordo Verde. Cerca de 200 catadores estão cadastrados.

“O cadastramento dos interessados em aderir à coleta seletiva é mais um passo para expandirmos o serviço na cidade. Os adeptos deverão adotar mudanças no seu dia-a-dia para que a proposta tenha êxito, separando materiais como plástico, vidro, alumínio, lata e papel”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia. Esses materiais deverão ser recolhidos pelos agentes da coleta seletiva atendendo a um calendário especifico.

A expectativa é que com a expansão da coleta seletiva tenha uma redução na quantidade de resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal, representando uma redução orçamentária para os cofres públicos. Outra projeção será a geração de emprego e renda na cidade, já que com o aumento de adeptos haverá a necessitar de um maior número de catadores nas associações. “Essa ação trará resultados positivos para o município na área econômica, social e ambiental”, argumenta Lucius Fabiani.

Histórico – Desde 2014 que a Emlur vem estudando meios para ampliar a coleta seletiva na cidade, com base no que determina a Lei 12.956/14, que trata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa no final de 2014. O Plano traz projeções para a Limpeza Urbana para os próximos 20 anos. Nesse período a PMJP deverá implantar 10 novos núcleos em pontos estratégicos da cidade.

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe