Em três meses, açude Epitácio Pessoa em Boqueirão perdeu mais de 23 milhões de m³ de água na Paraíba. Além de não receber mais águas da transposição do Rio São Francisco desde fevereiro, o reservatório abastece 19 cidades e ainda é usado para perenizar o Rio Paraíba.

Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), no último dia 1º de junho o açude estava com o maior volume registrado no ano: 122,7 milhões de m³ de água, o que correspondia a 26,3% da capacidade total do açude. Na sexta-feira (30), o reservatório estava com 99 milhões de m³ de água, que correspondem a 21,2% do volume total.

Desde o mês de fevereiro o bombeamento da transposição que leva a água do Rio São Francisco para a Paraíba foi suspenso, devido à necessidade de manutenções. Desde então, o açude tem recebido apenas recargas por meio das chuvas na região. Segundo a Aesa, o período comum de chuvas na região já acabou.

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Presidente da ALPB lamenta morte de Lena Guimarães: “Referência no nosso jornalismo”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Adriano Galdino, em nome de todos os deputados da Casa Epitácio Pessoa, vem a público lamentar com profundo pesar a morte…

“Eu pensei que ele ia destruir o PT e ele destruiu foi o PSL”, brinca Julian Lemos após saída de Bolsonaro da sigla

Apesar de não mais estarem oficialmente filiados a mesma sigla – o PSL – o deputado federal Julian Lemos brincou com o tom de intriga que vem sendo repercutido na…