A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Em Portugal, Cícero Lucena conhece experiência semelhante ao ‘Lixão do Róger’

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, segue liderando a missão na Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em missão internacional a Portugal. Nesta quarta-feira (12), o gestor pessoense conheceu a Associação de Municípios para Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (Lipor), que envolve oito cidades, que cuida do tratamento e reciclagem dos resíduos sólidos de 1,5 milhão de pessoas. Ainda nesta quarta-feira, Cícero Lucena visitou a cidade de Ovar, município português irmanado a João Pessoa desde 1993.

Ao lado de José Manoel Ribeiro, prefeito de Valongo (cidade da região metropolitana do Porto), Cícero Lucena conheceu um parque ambiental criado na área em que antes existia um lixão. “Trata-se de um caso semelhante ao de João Pessoa, em que o lixão dá lugar a um espaço de preservação do meio ambiente, lazer e convivência. Ou seja, isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo já que esta entidade que nasceu com um consórcio, hoje é uma empresa que garante desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida para mais de um milhão de pessoas”, destacou o prefeito.

Em passagem pelo Paços do Concelho de Ovar, o gestor destacou a intenção de retomar as atividades conjuntas para fortalecer o desenvolvimento das cidades. “Queremos retomar a parceria entre as cidades, fazer um intercâmbio cultural, mas também de troca de experiências e tecnologia para o bem do desenvolvimento econômico dos dois municípios”, afirmou Cícero.

O prefeito de Ovar, Salvador Malheiros, falou da satisfação de receber o prefeito de João Pessoa. “Vivemos num mundo global, onde as parce-rias intercontinentais são absolutamente decisivas. Estamos prontos para encarar os novos desafios globais em simbiose”, declarou. O encontro contou com a presença de Esmeralda Souto, que visitou João Pessoa à época do processo de geminação, em 1993.

Em Braga, os gestores foram recebidos pelo prefeito Ricardo Rios. Na cidade eles visitaram a Agência para Dinamização Econômica de Braga, que atua como um braço econômico da cidade. A Agência tem o papel de incubar startups, organizar feiras e estimular o empreendedorismo entre jovens. O grupo também esteve no StartupBragra, um hub de inovação que tem como missão apoiar projetos de alto potencial com ambições globais.

A comissão designada pela Frente conta também com os prefeitos de Maceió (AL), João Henrique Caldas (JHC); de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; de Maringá (PR), Ulisses Maia; de Osasco (SP), Rogério Lins; e de Candeias (BA), Dr. Pitágoras. A comitiva, que já passou por Matosinhos e Guimarães, ainda terá passagem pela cidade de Aveiro. O Fórum Brasil-Europa é parceiro na realização da missão.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe