A Paraíba o tempo todo  |

Eitel entra na disputa para o cargo de chefe da PGR

O ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eitel Santiago, disputa nesta quinta-feira a indicação do nome para a lista tríplice a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nomeará o novo procurador geral da República. Antigo integrante dos quadros do Ministério Público Federal, Eitel disputa pela segunda vez a oportunidade de chegiar o órgão.

A eleição para a definição da lista tríplice está sendo organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANR). Seis candidatos concorrem à vaga de procurador geral da República.

Nesta quinta-feira (21), serão escolhidos em eleição, os nomes de três candidatos. A lista com os nomes será entregue na próxima semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O escolhido pelo presidente precisará da aprovação do Senado e substituirá, a partir de julho, o atual procurador-geral, Antonio Fernando de Souza.

Seis candidatos disputam os votos de 1.100 procuradores da República de todo o País. Ao contrário das outras eleições, somente esses seis poderão ser votados. Antes, os procuradores podiam votar em qualquer colega. Neste ano, os interessados em disputar o cargo tiveram de se inscrever.

Os favoritos para integrar a lista são o atual vice-procurador-geral, Roberto Gurgel, e os subprocuradores da República Wagner Gonçalves e Ela Wiecko. Gurgel tem força justamente por ser o atual vice. Gonçalves começou cedo a se movimentar internamente e Ela Wiecko leva a vantagem de ser a única mulher na disputa. Se vencer, poderá ser a primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal. Correm por fora, com poucas chances, Blal Dalloul, procurador em Mato Grosso do Sul, Eitel Santiago, subprocurador ligado ao grupo do ex-procurador-geral Geraldo Brindeiro, e Mário Ferreira Leite, afastado desde o começo do ano por problemas de saúde. A eleição começa às 10 horas em todos os Estados e o resultado deve ser divulgado às 18 horas.
 

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe