Por pbagora.com.br

O ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eitel Santiago, disputa nesta quinta-feira a indicação do nome para a lista tríplice a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nomeará o novo procurador geral da República. Antigo integrante dos quadros do Ministério Público Federal, Eitel disputa pela segunda vez a oportunidade de chegiar o órgão.

A eleição para a definição da lista tríplice está sendo organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANR). Seis candidatos concorrem à vaga de procurador geral da República.

Nesta quinta-feira (21), serão escolhidos em eleição, os nomes de três candidatos. A lista com os nomes será entregue na próxima semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O escolhido pelo presidente precisará da aprovação do Senado e substituirá, a partir de julho, o atual procurador-geral, Antonio Fernando de Souza.

Seis candidatos disputam os votos de 1.100 procuradores da República de todo o País. Ao contrário das outras eleições, somente esses seis poderão ser votados. Antes, os procuradores podiam votar em qualquer colega. Neste ano, os interessados em disputar o cargo tiveram de se inscrever.

Os favoritos para integrar a lista são o atual vice-procurador-geral, Roberto Gurgel, e os subprocuradores da República Wagner Gonçalves e Ela Wiecko. Gurgel tem força justamente por ser o atual vice. Gonçalves começou cedo a se movimentar internamente e Ela Wiecko leva a vantagem de ser a única mulher na disputa. Se vencer, poderá ser a primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal. Correm por fora, com poucas chances, Blal Dalloul, procurador em Mato Grosso do Sul, Eitel Santiago, subprocurador ligado ao grupo do ex-procurador-geral Geraldo Brindeiro, e Mário Ferreira Leite, afastado desde o começo do ano por problemas de saúde. A eleição começa às 10 horas em todos os Estados e o resultado deve ser divulgado às 18 horas.
 

PB Agora

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Nesta 3ª: sindicatos anunciam apoio a Cícero e Léo em João Pessoa

A candidatura de Cícero Lucena (Progressistas) à prefeito de João Pessoa recebe nesta terça-feira (20) a adesão oficial de dois importantes sindicatos da Paraíba: o SINDELETRIC PB – Sindicato dos…

Câmara Municipal de Santa Rita foi a que mais gastou com diárias em 2019

Resultado faz parte de um levantamento realizado por pesquisadores da UFPB Levantamento realizado por pesquisadores do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aponta que a Câmara Municipal…