Por pbagora.com.br

 Autor da proposta, o deputado Efraim Filho (PB) comemora a sanção, sem vetos, do projeto que altera o processo de fiscalização de produtos comestíveis de origem animal, produzidos de forma artesanal. As regras estão previstas na Lei 13.680, publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

O parlamentar lembra dos motivos que o fizeram apresentar o projeto e articular a aprovação da proposta: “Queremos ajudar os produtores artesanais, sobretudo de queijo, a comercializar de forma mais desburocratizada, mas sem abrir mão da segurança sanitária”. 

A lei vai facilitar o registro de produtos ao flexibilizar a inspeção da produção de queijos e embutidos artesanais. A partir da publicação da lei, os produtos poderão ser comercializados entre Estados sem o Serviço de Inspeção Federal (SIF), emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esta exigência era apontada pelos produtores como entrave à produção, problema que foi solucionado com a proposta apresentada por Efraim Filho. 

“A certificação municipal e estadual fica mantida”, explicou Efraim. “Queremos é liberar o produtor da necessidade de vir à Brasília e esperar de dois a três anos um registro no Ministério da Agricultura”, pontuou Efraim. O parlamentar reforçou que o projeto não abre mão das garantias sanitárias, mas entende que as certificações locais já cumprem esse requisito. “Dessa forma, estaríamos em consonância com o que pratica o mercado da União Europeia e daríamos maior competitividade aos nossos produtos artesanais”, ponderou.

Segundo Efraim Filho, os produtores artesanais enfrentam muitas dificuldades. Um dos casos de maior repercussão ocorreu em setembro do ano passado, quando a Agência Sanitária apreendeu 160 quilos de queijos e linguiças artesanais, alimentos que estavam no estande da chef Robert Sudbrack, o Rock in Rio. Os produtos da chef tinham o selo de inspeção de Pernambuco, onde tinham sido produzidos, mas não possuíam o SIF para serem comercializados no Rio de Janeiro.

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cobras de cinco espécies diferentes são resgatadas no litoral da Paraíba

O Batalhão de Polícia Ambiental começou a semana com o resgate de seis cobras de cinco espécies diferentes, nessa segunda-feira (10), nas cidades de João Pessoa e do Conde, no…

Clientes da Energisa podem parcelar contas vencidas em até 12 vezes pelo cartão de crédito

A partir desta semana, a Energisa oferece mais uma opção para ajudar os clientes a manterem as contas em dia: o parcelamento das contas atrasadas em até 12 vezes no…