A Paraíba o tempo todo  |

Efraim apresenta proposta para proteger trabalhador e empregador do coronavírus

Para minimizar os efeitos econômicos do registro de casos de coronavírus, o líder Efraim Filho (DEM-PB) apresentou um projeto com medidas de proteção ao emprego e ao empregador durante período de emergência de saúde pública de importância relacionada ao coronavírus. O Projeto de Lei (PL) 661 foi apresentado hoje à mesa da Câmara.

“É uma agenda de enfrentamento à crise. Como efeito imediato da paralisação da circulação das pessoas e da atividade produtiva, temos, muitas vezes, o fechamento de estabelecimentos comerciais e de postos de trabalho”, disse, lembrando que os empreendedores não conseguem arcar com os custos se a atividade econômica estiver parada. Consequência disso é a demissão, gerando caos social. “O trabalhador precisa estar protegido pelo Poder Público”, disse.

O pacote tem o objetivo de facilitar o acesso ao seguro-desemprego, além de permitir aos empregadores antecipar a concessão de férias relativas ao período aquisitivo subsequente. A antecipação das férias, explica Efraim Filho, é uma opção para evitar a demissão dos trabalhadores.

No caso do seguro-desemprego, terá direito à regra proposta por Efraim Filho todo trabalhador que tiver trabalhado por pelo menos 6 meses. Antes da alteração, a primeira concessão estava restrita àqueles que trabalharam por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses.

Garante, também, a desoneração da folha de pagamento, reduzindo os custos para aqueles empreendedores que não queiram abrir mão de sua força de trabalho. “A gente sabe o mal que o coronavírus causa para a saúde das pessoas, mas o segundo efeito imediato é na economia, no sustento das famílias e o Congresso mostrou estar atento ao tema”, completa.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe