A Paraíba o tempo todo  |

Educação emocional no combate à ansiedade e à depressão

A tristeza, o desânimo e o estresse têm sido os constantes sintomas, os quais estão presentes na vida de muitas pessoas na contemporaneidade, pois diariamente nos deparamos com homens, mulheres, jovens e até mesmo crianças que sofrem problemas de ansiedade e de depressão, uma realidade cada vez mais crescente na sociedade global.

Com a velocidade do processo de globalização influenciado pelas tecnologias da informação e da comunicação, as pessoas passaram a ser impulsionadas a visar habilidades técnicas voltadas para atender somente ao mercado de trabalho ou simplesmente a um estereótipo de status social, tendo como consequência o esvaziamento do ser humano enquanto ser dotado de subjetividade e genuidade, o que tem afetado a convivência e a qualidade das relações pessoais e sociais.

Como consequência desses avanços desenfreados, as pessoas passaram a desenvolver transtornos e doenças que afetam o seu senso emocional durante as situações vividas no dia a dia, como a ansiedade e a depressão, doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “Mal do Século”, por causarem profunda tristeza e falta de ânimo nas pessoas.

Portanto, diante dos problemas decorrentes da ansiedade e da depressão, faz-se necessário agir por meio de uma educação socioemocional, promovendo campanhas educativas, palestras, rodas de conversas, projetos pedagógicos, debates, acompanhamento psicológico e psicopedagógico no intuito de promover a sociabilidade e a formação de cidadãos capazes de enfrentar e de superar as dificuldades da vida no século XXI.

Texto vencedor do concurso de Redação da:

ESCOLA: EEEM Bernardino José Batista MUNICÍPIO: Triunfo UF: PB
ALUNO: Geovani Teodoso da Silva
PROFESSOR: Vanderlei Francisco de Lima
SÉRIE/ANO: 3º Ano do Ensino Médio TURMA: B ANO LETIVO: 2019

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe