A tristeza, o desânimo e o estresse têm sido os constantes sintomas, os quais estão presentes na vida de muitas pessoas na contemporaneidade, pois diariamente nos deparamos com homens, mulheres, jovens e até mesmo crianças que sofrem problemas de ansiedade e de depressão, uma realidade cada vez mais crescente na sociedade global.

Com a velocidade do processo de globalização influenciado pelas tecnologias da informação e da comunicação, as pessoas passaram a ser impulsionadas a visar habilidades técnicas voltadas para atender somente ao mercado de trabalho ou simplesmente a um estereótipo de status social, tendo como consequência o esvaziamento do ser humano enquanto ser dotado de subjetividade e genuidade, o que tem afetado a convivência e a qualidade das relações pessoais e sociais.

Como consequência desses avanços desenfreados, as pessoas passaram a desenvolver transtornos e doenças que afetam o seu senso emocional durante as situações vividas no dia a dia, como a ansiedade e a depressão, doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “Mal do Século”, por causarem profunda tristeza e falta de ânimo nas pessoas.

Portanto, diante dos problemas decorrentes da ansiedade e da depressão, faz-se necessário agir por meio de uma educação socioemocional, promovendo campanhas educativas, palestras, rodas de conversas, projetos pedagógicos, debates, acompanhamento psicológico e psicopedagógico no intuito de promover a sociabilidade e a formação de cidadãos capazes de enfrentar e de superar as dificuldades da vida no século XXI.

Texto vencedor do concurso de Redação da:

ESCOLA: EEEM Bernardino José Batista MUNICÍPIO: Triunfo UF: PB
ALUNO: Geovani Teodoso da Silva
PROFESSOR: Vanderlei Francisco de Lima
SÉRIE/ANO: 3º Ano do Ensino Médio TURMA: B ANO LETIVO: 2019

 

Total
2
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Duas crianças são pisoteadas por cavalo em João Pessoa

Duas crianças deram entrada nesse domingo (10) no Hospital de Trauma de João Pessoa após serem encaminhas da UPA de Cruza das Armas por conta da gravidade dos ferimentos depois…

Com a presença de Bolsonaro, PMCG entrega conjunto Aluizio Campos nesta 2ª

Uma obra do governo federal construída com a contrapartida do município e que vai realizar o sonho da casa própria para mais de 4 mil campinenses. Em solenidade que contará…