Por pbagora.com.br

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) destacou, neste domingo (14), Dia Mundial do Animal, a necessidade da criação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal em João Pessoa. “Além de acabar com o sofrimento dos animais, implementar uma política de castração, essa iniciativa também colabora com a saúde pública, pois animais sem cuidados podem ser vetores de diversas doenças”, disse.

João Pessoa tem 16.180 cachorros e gatos em situação de rua, de acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que há um animal para cada cinco habitantes no país, e desse número, 10% se encontram em situação de abandono. No Brasil, são 30 milhões de animais abandonados.

O parlamentar, acredita que o Poder Público precisa olhar para esta causa com sensibilidade e na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Eduardo apresenta projetos voltados para a proteção animal. Entre as iniciativas, encontra-se o projeto de lei nº 1.395/19, que institui um Hospital Público Veterinário em cada mesorregião do estado da Paraíba para o atendimento veterinário gratuito e realização de procedimentos indispensáveis para a saúde de cães e gatos de famílias de baixa renda e para os assistidos por organizações sociais protetoras destes animais.

Também são ações de Eduardo Carneiro o Projeto de Lei 1.329/19 que garante convênio com Hospitais Veterinários de universidades públicas e privadas no Estado da Paraíba, com a finalidade de garantir atendimento veterinário e demais procedimentos para cães e gatos de famílias de baixa renda e protetores de animais independentes totalmente gratuito. Outro projeto, apresentado por Eduardo Carneiro na ALPB, o número 1.397/19, veda, na Paraíba, leis que visem impedir o fornecimento de alimentos ou cuidado com a alimentação de animais em situação de vulnerabilidade ou abandono.

 

Notícias relacionadas

João Azevêdo apresenta projeto de rua que vai ligar ‘Três Ruas’ à UFPB

Como parte do programa de obras, a execução do projeto que deve acontecer até 2022, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), apresentou o projeto de ligação das “Três Ruas”,…

Pesquisa do Procon de JP encontra gasolina mais barata a R$ 5,16

Pesquisa comparativa de preços para combustíveis realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor no dia 21 de abril encontrou o menor preço da gasolina em João Pessoa a…