A Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Eduardo Carneiro (PRTB), está apoiando a campanha ‘Abasteça com Etanol’, organizada pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool). Na Paraíba, o setor representa um aporte significativo na economia, onde seis usinas de cana-de-açúcar na Zona da Mata contribuem direta e indiretamente com mais de 65 mil empregos em 26 municípios.

“É necessário incentivar um setor muito importante para a economia paraibana com a geração de muitos empregos diretos e indiretos, além da participação na arrecadação de impostos estaduais. Precisamos nos unir em todo dessa campanha para abastecer com o etanol não só pela questão da economia, mas também por ser uma fonte limpa que garante a proteção do meio ambiente. Por isso, a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico está apoiando essa causa”, destacou Eduardo.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), a safra 2019/2020 de cana-de-açúcar foi encerrada em abril deste ano, e por conta dos efeitos da pandemia no cenário econômico, que culminou com a queda nas vendas de 70% do etanol, levando ao armazenamento de 36 milhões de litros do produto. A partir de agosto, com o início da próxima safra, corre o risco de não ter espaço para guardar a nova produção.

Apesar disso, o setor está se preparando para a nova safra 2020/2021, com o plantio da cana-de-açúcar, além dos tratos culturais. O setor busca uma estratégia para vender o álcool e assegurar no futuro, a manutenção dos empregos numa atividade que, segundo levantamento do Sindalcool, injetou só em 2018, R$ 1,5 bilhão com salários, impostos e insumos. No cenário nacional é responsável por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

A Campanha – A “Abasteça com Etanol”, foi iniciada em todo o País, e na Paraíba ganhou corpo por meio de material educativo no formato para impressão e mídia digital para rádios, com jingles e webséries, disponíveis para download, no site do Sindalcool, www.sindalcool.com.br com forte apelo para a preservação de milhares de empregos no setor sucroenergético paraibano, que sofre sérias ameaças em função da crise econômica gerada pela pandemia.

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cabedelo terá que seguir plano estadual de flexibilização, diz Toffoli

O município de Cabedelo terá que seguir o plano de flexibilização elabora pelo Governo do Estado. Foi o que decidiu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. A…

Praça de Alimentação da Vila do Artesão reabre na segunda

A Praça de Alimentação da Vila do Artesão reabre suas portas ao público a partir da segunda-feira (13), com ocupação máxima de 50% da capacidade total. O anúncio de retomada…