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Dúvidas sobre vacinação e testagem da covid-19 dominam atendimentos na Ouvidoria da Saúde de JP

Foto: PMJP

A Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de João Pessoa formalizou 485 demandas apenas neste mês de janeiro através do Sistema Ouvidor SUS. O principal canal de atendimento é através do telefone 160, totalizando 82% das solicitações ao órgão, sendo a maioria delas em relação às informações sobre a vacinação e testagem da Covid-19.

Do total das demandas registradas, 400 foram realizadas por telefone, sendo 71 via whatsapp da Saúde (98845-5002). Além das demandas por telefone, o cidadão ainda pôde registrar sua solicitação através de formulários da web, contabilizando 53, ou seja, 10,93%; pessoalmente, totalizando 17 processos; e por e-mail, com 16 demandas.

Todas as demandas foram encaminhadas aos setores responsáveis a fim de viabilizar a resolutividade das manifestações e fornecer uma resposta humanizada ao cidadão.

De acordo com o ouvidor setorial da Saúde, Émerson Caldas, a escuta humanizada dos usuários é fundamental para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, sempre visando aperfeiçoar as ações e com foco na satisfação do cidadão.

“A Ouvidoria a partir das necessidades e reclamações dos pessoenses produz dados e informações que auxiliam os gestores a entender melhor o serviço e com isso corrigir as possíveis falhas e/ou mudanças para avançar e melhorar os serviços prestados. Além de promover a participação direta da sociedade, fortalecendo e legitimando a estrutura administrativa e fomentando, assim, os mecanismos de participação e controle social de uma política pública de saúde eficiente”, explicou.

Formas de atendimento – Na Ouvidoria da Saúde, os meios de atendimentos disponíveis são: carta, e-mail, registros realizados presencial ou por telefone – ligação e whatsapp.

Estrutura – A Ouvidoria Setorial de Saúde encontra-se estruturada em rede, que possui em sua estrutura 16 ouvidores descentralizados e 1 ouvidoria setorial. São elas: nos cinco Distritos Sanitários, três policlínicas, três hospitais, uma maternidade, uma Diretoria de Regulação, uma Vigilância em Saúde, duas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma setorial.

Serviço – Na Ouvidoria da Saúde, os usuários dos serviços da rede municipal podem entrar em contato via whatsapp através do número 98845-5002, telefone 160, site da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou pelo e-mail [email protected].

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sede da Ouvidoria Setorial de Saúde está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, n° 1.243, bairro da Torre.

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