A Paraíba o tempo todo  |

DNOCS decide abrir comportas de Camalaú para repor volume hídrico de Boqueirão

Com objetivo de repor o volume hídrico do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, e evitar qualquer risco de racionamento, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), decidiu abrir as comportas do reservatório de Camalaú no Cariri da Paraíba. A finalidade da ação é repor o volume hídrico do manancial de Boqueirão, conforme informou o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão, Evandro Pereira.

Com vazão de 4 mil litros de água por segundo, as comportas ficam abertas por 60 dias, mas esse prazo pode ser estendido, conforme informou o diretor do Dnocs de Boqueirão, Evandro Pereira.

A previsão é de um repasse de pelo menos 20 milhões de metros cúbicos para Boqueirão nesse período.

Atualmente, o açude de Camalaú está carregado com 42.866.300 de metros cúbicos de água, o que corresponde a 89,11% de sua capacidade total, de acordo com dados atualizados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa).

Com capacidade para armazenar 466.525.964 milhões de metros cúbicos de água, o açude Epitácio Pessoa está atualmente com 175.010.209 metros cúbicos, o que corresponde a 37,51% de sua capacidade.

O açude Epitácio Pessoa iniciou o ano com pouco mais de 50% de sua capacidade. Em junho do ano passado, quando estava com 70,9% do total da sua capacidade, teve as comportas abertas para ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o açude Acauã.

As comportas de Boqueirão também vão permanecer abertas, com uma previsão de repasse de 10 milhões de metros cúbicos de água para o manancial de Acauã.

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe