Por pbagora.com.br

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba recebeu hoje pela manhã (22/12) da Associação dos Docentes – ADUEPB, uma notificação extrajudicial cobrando o pagamento, em 24 horas, do 13º salário da categoria. Caso isso não ocorra, a entidade moverá uma ação judicial para obrigar a instituição a cumprir o direito dos docentes. Este é o segundo ano consecutivo que a Reitoria e o Governo do Estado atrasam o pagamento, que deve ocorrer até o dia 20 de dezembro.

Na notificação extrajudicial, a ADUEPB ressalta que o direito ao recebimento do 13º salário pelos servidores públicos está previsto na Constituição, no artigo 7º, inciso VIII, e que ele deve ser pago em duas parcelas e com base na remuneração integral, até o dia 20 de dezembro.

A retenção do 13º salário é classificada pela Constituição Federal, no seu artigo 7º, inciso X, como crime de retenção dolosa, podendo o empregador ser responsabilizado por apropriação indébita.

A diretoria da ADUEPB, também incluiu na notificação a informação que enviou para a Reitoria dois ofícios solicitando informações sobre o pagamento do 13º dos professores e que “a Reitoria manteve-se inerte e silenciosa”. Caso a Reitoria não realize o pagamento em 24 horas, o sindicato entrará na justiça para obrigar a universidade e o governo do estado a garantir o direito dos professores.

Ontem, a Diretoria da ADUEPB divulgou uma nota cobrando o pagamento do 13º salário e apontando que “os gestores da instituição deveriam ter reservado desde o início do ano, dos recursos repassados mensalmente pelo Governo do Estado à universidade, uma parte que seria empregada no pagamento do 13º dos servidores e docentes. Se isso não foi possível, as causas também devem ser divulgadas”.

 

Assessoria

Notícias relacionadas

“Não temos período de seca regular e sim uma irregularidade nas chuvas”, diz especialista sobre seca moderada na PB

A Paraíba registrou piora nas condições de seca em março deste ano, conforme aponta a última atualização do Monitor de Secas coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico…

Casal é flagrado com arma e drogas no Litoral Norte da Paraíba

Um casal foi preso com um revólver, porções de maconha e crack, na noite dessa terça-feira (4), no centro da cidade de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba. A prisão…