A Paraíba o tempo todo  |

Diocese de CG suspende celebrações da Semana Santa

A Diocese de Campina Grande acaba de encaminhar uma nota as paróquias comunicando o cancelamento da Semana Santa em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus.

O decreto assinado pelo bispo dom Dulcenio Fontes de Matos, estabelece que as celebrações da Semana Santa a exemplo do Domingo de Ramos, e o Tríduo Pascal, só acontecerão de forma restrita na Catedral de Nossa Senhora da Conceição e nas igrejas matrizes de cada Paróquia, e apenas com a presença do sacerdote e de uma pequena equipe de liturgia.

Nas comunidades, toda a programação está cancelada, o que torna a Semana Santa deste ano, atípica. Nunca na história, os católicos deixaram de celebrar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus devido a uma pandemia.

O Artigo 1 do Decreto estabelece que os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na Igreja Catedral e na Igreja Matriz de cada Paróquia sem a participação do povo, com a presença de uma restrita, reduzida ao máximo possível, equipe litúrgica de apoio e com os cuidados necessários. Os membros das casas religiosas procurem acompanhar todas as celebrações pelos meios de comunicação e unir-se em oração através da recitação da Liturgia das Horas.

Já o Artigo 2 estabelece que as celebrações sejam, na medida do possível, transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação e os fiéis sejam informados acerca do horário de início para que possam se unir em oração em suas casas. As Paróquias que não puderem realizar, aconselhem os fiéis a acompanharem as celebrações que serão transmitidas pelas redes católicas de televisão e rádio, especialmente pela rádio Caturité 104.1 FM e pela TV Itararé (canal 18), que irão transmitir as celebrações da Catedral com o Bispo Dioceasano.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe