Por pbagora.com.br

A Diocese de Campina Grande acaba de encaminhar uma nota as paróquias comunicando o cancelamento da Semana Santa em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus.

O decreto assinado pelo bispo dom Dulcenio Fontes de Matos, estabelece que as celebrações da Semana Santa a exemplo do Domingo de Ramos, e o Tríduo Pascal, só acontecerão de forma restrita na Catedral de Nossa Senhora da Conceição e nas igrejas matrizes de cada Paróquia, e apenas com a presença do sacerdote e de uma pequena equipe de liturgia.

Nas comunidades, toda a programação está cancelada, o que torna a Semana Santa deste ano, atípica. Nunca na história, os católicos deixaram de celebrar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus devido a uma pandemia.

O Artigo 1 do Decreto estabelece que os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na Igreja Catedral e na Igreja Matriz de cada Paróquia sem a participação do povo, com a presença de uma restrita, reduzida ao máximo possível, equipe litúrgica de apoio e com os cuidados necessários. Os membros das casas religiosas procurem acompanhar todas as celebrações pelos meios de comunicação e unir-se em oração através da recitação da Liturgia das Horas.

Já o Artigo 2 estabelece que as celebrações sejam, na medida do possível, transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação e os fiéis sejam informados acerca do horário de início para que possam se unir em oração em suas casas. As Paróquias que não puderem realizar, aconselhem os fiéis a acompanharem as celebrações que serão transmitidas pelas redes católicas de televisão e rádio, especialmente pela rádio Caturité 104.1 FM e pela TV Itararé (canal 18), que irão transmitir as celebrações da Catedral com o Bispo Dioceasano.

Severino Lopes
PB Agora

Notícias relacionadas

Juliette diz que será sua própria empresária e que não gastou nada do prêmio

A campeã do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, fez ontem, sábado (15) sua primeira aparição ao vivo para os seus “cactos”. Ela conversou com eles por quase duas horas…

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.372 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O…