Com a aproximação do Dia dos Namorados, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) dá orientações para uma compra segura. O secretário Helton Renê alerta o consumidor de que é bom ficar atento para não cometer enganos na hora da compra do presente, tomando precauções para evitar problemas futuros quanto à troca, defeitos e prazos.

“A primeira dica é que não deixe para fazer a compra de última hora. O ideal é o que o consumidor procure saber o que o presenteado deseja ou precisa ganhar. Quando for presentear com roupas e calçados, deve-se ficar atento para a numeração e as cores preferidas. Prestando atenção nisso, pode-se evitar o estresse da troca depois”, explica Helton Renê.

Ele destaca que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não prevê a obrigatoriedade dos fornecedores de trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto, quando se trata de compra nas lojas físicas, e que o estabelecimento só é obrigado a trocar a mercadoria caso tenha se comprometido com o cliente, como uma política interna do estabelecimento.

Defeito

Helton Renê aconselha que, em caso de defeito do produto, o consumidor deve ir direto à assistência técnica, que tem um prazo de 30 dias para o conserto ou troca. “Após esse prazo e se o problema não foi resolvido, o consumidor deve vir ao Procon-JP para a abertura da reclamação e a consequente cobrança ao estabelecimento demandado”.

Internet

O secretário informa que os prazos para compras realizadas pela internet são diferenciados, segundo a legislação. “Quanto às compras virtuais, o consumidor tem o direito de arrependimento, podendo devolver o produto dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento, solicitando o reembolso do pagamento em valores atualizados”.

 

 

 

Com Secom-JP

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Concurso para Procuradoria do Estado terá 12 vagas e edital deve sair em novembro

O concurso público da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba terá 12 vagas para o cargo de procurador. A informação foi revelada pelo procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros. Fábio Andrade…

UEPB está entre as instituições que pode reduzir participação no Sisu

Diversas universidades estaduais estão cogitando retirar vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma usada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar vagas em Instituições Públicas de Ensino Superior usando as notas…