A Paraíba o tempo todo  |

Dia do Motociclista tem exposição de motos no Ponto de Cem Réis

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realiza a Semana do Motociclista, a partir desta segunda-feira e até a quinta-feira (29), com palestras, blitz educativas e exposições no Ponto de Cem Réis. O dia do Motociclista é comemorado nesta terça-feira (27). A iniciativa da STTrans busca conscientizar os motociclistas para os riscos do excesso de velocidade e desrespeito à sinalização, além de orientá-los sobre itens de segurança e medidas para evitar acidentes de trânsito.

As motocicletas foram responsáveis por 40,7% dos acidentes de trânsito com vítimas ocorridos no ano de 2009, apesar de representarem 22,53% do total de ocorrências. Os automóveis são responsáveis por 46,23% dos acidentes, no entanto, em apenas 9,3% deles, há vítimas. “Estes números demonstram o quanto as motocicletas são um transporte menos seguro e que necessita de ações voltadas para que os motociclistas se conscientizem e contribuam para a redução de acidentes e salvem as próprias vidas”, afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Na manhã desta segunda-feira (26), entre as 8h e 10h, a equipe de Educação para o Trânsito realizou a primeira blitz educativa nas proximidades da feirinha de Mangabeira e em frente à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No período da tarde, a ação foi desenvolvida nas avenidas Cruz das Armas (em frente ao Lactário, no sentido Bairro-Centro), às 13h30, e na Beira Rio (nas proximidades do Hospital da Unimed, no sentido Centro-Bairro), às 15h30. A equipe de Educação para o Trânsito entregou kits educativos e foi feita adesivagem das motocicletas abordadas.

As palestras educativas foram realizadas a partir das 8h no auditório Onozandro de Moraes, na sede da STTrans, abordando os temas: Direção Defensiva e Noções de Pilotagem e Noções de Primeiros Socorros, com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta terça, uma equipe do Corpo de Bombeiro realiza a palestra de Noções de Primeiros Socorros.

Exposição de motocicletas – De terça (27) até a quinta-feira (29), a Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis) será palco de uma exposição de motocicletas, no horário das 10h às 20h. Motos das concessionárias de João Pessoa e dos Motoclubes ficarão expostas para os visitantes. Além disso, será sorteada uma motocicleta, no último dia de evento.

A Secretaria de Saúde do Município (SMS) está realizando, durante todo o dia, atividades, como vacinação contra o tétano, distribuição de camisinhas e informando dados estatísticos relacionados à saúde dos motociclistas. Uma stande do Corpo de Bombeiros também vai trazer informações e exposição sobre os primeiros socorros direcionados ao público-alvo.

Serão oferecidas aos visitantes ainda, noções sobre mecânica e manutenção de motocicletas, com o serviço sendo realizado no local. Além de um stand da STTrans, com informações à população sobre a instituição e os serviços prestados por ela como atendimento, notificações, processos e solicitações, campanhas educativas, entre outros.

Sorteio de brindes – A cada hora, serão sorteados diversos brindes com a participação dos motociclistas que visitarem os stands e, no encerramento do evento, que acontecerá, a partir das 17h da quinta-feira, no Ponto de Cem Réis, será sorteada uma motocicleta. A banda 05 de Agosto realizará o show de encerramento.
Secom PMJP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe