A Paraíba o tempo todo  |

Destino PB ganha visibilidade, atrai turistas e bate recordes

De janeiro até outubro desde ano, a Paraíba aumentou em 3,5% o número
de turistas em relação a 2010. Os números são baseados nas Fichas
Nacionais de Registros de Hóspedes (FNRH) e nos Boletins de Ocupação
Hoteleira (BOH), computados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
De acordo com os números da Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (Infraero), a movimentação de passageiros no Aeroporto
Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa,
apresentou um crescimento de 21,2% nos nove meses de 2011, em relação
ao mesmo período do ano passado.

O fluxo global de turistas, até outubro deste ano, foi de 1.175.375, e
a estimativa da PBTur é que, até o final deste ano, a Paraíba receba
cerca de 1,4 milhão de turistas, superando a marca alcançada em 2010.
“Além das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, a Paraíba vem
atraindo turistas de outros estados do país e também do exterior”,
disse Ruth Avelino, presidente da estatal do turismo da Paraíba. Os
visitantes estrangeiros, em sua maioria, provêm dos Estados Unidos e
Europa.

Segundo a executiva, o crescimento do número de visitantes, tanto na
alta quanto na baixa estação do ano, se deve à determinação do
governador Ricardo Coutinho de priorizar a divulgação do potencial
turístico do Destino Paraíba em eventos turísticos. De lazer e de
negócios. Ruth Avelino destacou ainda o processo de dotar o Estado de
infraestrutura, como as obras de melhoramento das rodovias, a busca de
parceria para a ampliação dos aeroportos, a ampliação de companhias
aéreas operando na Paraíba e o início das obras do Centro de
Convenções de João Pessoa.

Durante todo este ano, a PBTur e o trade turístico participaram de
quase todos os eventos nacionais, além de cinco internacionais. E
também apoiou diversos eventos turísticos, como o Road Show Paraíba,
a capacitação de gerentes das principais operadoras do Brasil (CVC,
TAM, Trend, Visual e Shangri-la) e a captação de eventos em ação
conjunta com o Convention Bureaux de João Pessoa e de Campina Grande.

Estas ações foram fortalecidas, segundo a executiva, em função de um
intenso e contínuo trabalho que a PBTur vem realizando com a mídia,
sobretudo a espontânea, em todo o país – a exemplo da realização
de “fampress” com os principais veículos de comunicação do país.

O Destino Paraíba foi destaque em jornais como a Folha de São Paulo,
Correio Braziliense, O Popular de Goiânia, A Tarde (Bahia), O Dia (Rio
de Janeiro), Revista Esporte e Ação, TV Globo (e as afiliadas São
Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins), TV Record e TAM Nas
Nuvens; os portais Uol, Terra e IG; além a mídia especializada em
turismo, a exemplo do Panrotas, Viajar É Simples, Via G, e revistas de
bordo, como TAM e Avianca, entre outros veículos de comunicação.

O diretor de Marketing da estatal do Turismo, Temi Cabral, explicou que
a previsão é que em 2012 o trabalho de divulgação da Paraíba nos
estados emissores de turistas do país seja ainda mais intensificado.
“Quando todos os envolvidos trabalham de forma unificada há resultados
satisfatórios. Não tenho dúvidas de que essa parceria se manterá no
ano que vem”, disse.

Hotelaria e mão-de-obra – João Pessoa está tendo uma das melhores
temporadas turísticas já vivenciadas em sua história. A maioria dos
hotéis da orla está lotada para o Réveillon, com uma ocupação
média de 72% até outubro, chegando a 95% nos finais de semana e
feriados prolongados. Para a presidente da Associação Brasileira da
Indústria de Hotelaria (ABIH-PB), Manuelina Hardman, o aumento do fluxo
de turistas ocorre também devido a um calendário oficial de eventos,
resultado da parceria da PBTur e o trade, cada vez mais forte, elevando
a participação da Paraíba nas feiras, congressos e treinamento de
agentes e operadoras.

Os bares e restaurantes, especialmente os localizados no Litoral Sul,
deverão registrar um aumento de cerca de 30%, segundo estima Paulo
Amaral, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(Abrasel-PB).

Para o gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa,
Ferdinando Lucena, a capital paraibana tem condições de captar e
realizar um número significado de eventos de médio e pequeno portes.
“A realização de eventos é hoje uma das estratégias mais eficazes
para divulgar uma cidade ou região, contribuindo de forma eficaz para o
avanço e o equilíbrio do mercado turístico local”, afirmou.

Para oportunidade de mão-de-obra, há vagas e oportunidades de trabalho
para vários profissionais, de acordo com empresários do setor. O
resultado do volume de trabalho é a contratação de mais pessoal do
setor de receptivo, como atendentes, motoristas, guias de turismo,
gerentes e auxiliares administrativos. A Luck João Pessoa abriu vagas
para mais de 30 pessoas, entre eles, dez motoristas. “Precisamos
contratar mais profissionais para atender a nossa demanda da melhor
forma possível”, disse Christiane Pereira, da Luck João Pessoa.

Já a empresária Fernanda Schwermann, da operadora de receptivo Mais
Brasil, afirmou que a sua empresa também tem registrado um aumento
significativo de passageiros embarcados. Segundo ela, são mais de 200
pessoas por semana, o que representa uma média de 800 por mês.

**Roteiros** – Para encantar os turistas, a Paraíba conta com pontos
para visitação durante todo o ano. Entre eles, os roteiros “Sol e
Mar”, “Encantos e Mistérios do Lajedo do Pai Mateus” (Cabaceiras),
“Pedra da Boca” (Araruna), “Cachoeira do Roncador e Paisagens
Serranas” (Bananeiras), “Engenhos da Região Histórica” (Areia),
“Inscrições Rupestres’ (Ingá) e “Vale dos Dinossauros” (Sousa). Um
dos destaques é o “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, a
120 km da Capital.

Secom-PB

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe