Por pbagora.com.br

Os critérios utilizados para a promoção e remoção de magistrados na justiça paraibana tornou-se alvo de polêmica depois que o desembargador Romero Marcelo denunciou que havia sido procurado por um político para que ele votasse em um determinado juiz que concorria a uma vaga de desembargador. A denúncia aconteceu na última quarta-feira, durante a sessão administrativa que elegeu João Benedito como novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba.
 

Em entrevista concedida na tarde desta quinta-feira à reportagem do Portal O Norte Online, o desembargador preferiu não revelar o nome do político que teria feito o pedido mas alertou que a utilização de critérios subjetivos para promoção de juízes estariam se sobrepondo aos critérios objetivos expressos na Resolução nº 17/2005 do TJPB.
 

De acordo com o desembargador Romero Marcelo, o Tribunal não estaria levando em consideração critérios como aparição em listas de merecimento anteriores, quantidade de sentenças julgadas e cursos realizados pelos magistrados. O que estaria acontecendo é uma forma de escolha “pessoal” e que envolveria também apadrinhamentos.
 

“Isso, no meu entender, quebra a imparcialidade do juiz, quebra a independência do juiz. Qual é o juiz que vai querer se impor sabendo que se ele desgostar um desembargador, ele estará afastado de qualquer votação e poderá ser prejudicado em uma remoção ou em uma promoção?”, lamentou o magistrado.

Para sustentar sua denúncia, o desembargador citou o caso de alguns juízes que teriam figurando em uma lista de merecimento para promoção e logo depois teriam passados anos sem serem incluídos em outras listas, o que seria ocasionado por mudanças no “conjunto de forças” que estariam ocupando o poder.

Para combater este tipo de procedimento, o desembargador afirmou que irá recorrer ao Conselho Nacional de Justiça.

Quanto à escolha de João Benedito como novo desembargador do Tribunal, Romero Marcelo afirmou que acredita que esta foi a primeira vez que um desembargador foi escolhido levando-se em consideração os critérios objetivos de merecimento.
 

 

O Norte

Notícias relacionadas

Em Cacimba de Dentro: Aguinaldo entrega ônibus e reforça parceria com gestão

A convite do prefeito Nelinho Costa, do Cidadania, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas, esteve, neste sábado (15), no município de Cacimba de Dentro para realizar a entrega de…

PM encerra festas clandestinas com aglomerações e apreende drogas na PB

Festas clandestinas que estavam promovendo aglomerações de pessoas foram encerradas pela Polícia Militar, na madrugada deste domingo (16), em quatro cidades do interior do Estado. Além disso, drogas foram apreendidas…