O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa, deputado Anísio Maia (PT), entrou na polêmica causada pela forte presença da música sertaneja em nosso São João: “Não podemos permitir o desmanche de nossa identidade cultural. O forró é expressão cultural do povo nordestino e por isto deve ser protegido e preservado.”

 

“A dominação mais sutil e eficiente é a dominação cultural. Por isto, defender nossa cultura é defender os interesses do povo nordestino. A música sertaneja passa a hegemonizar as festas populares a partir da força da grande mídia. Mas, o forró é a expressão cultural de nosso povo. Não imaginei que um dia deveríamos discutir a importância do forró no São João,” afirmou o parlamentar.

 

Anísio Maia ainda ressaltou que “fora do Nordeste, o forró é identificado com nossa cultura e é prestigiado e valorizado no mundo inteiro. Como é que aqui em nossas festas não recebe o mesmo prestígio que a música sertaneja? Sobra para nossos artistas, os menores espaços e os menores cachês, que muitas vezes demoram a serem pagos.”

 

Preservação da cultura imaterial

 

Tramitam na Assembleia Legislativa dois projetos de nossa do deputado Anísio Maia. O PL 533/2015 que institui o Programa de Promoção e Proteção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular e o PL 534/2015 que institui as formas de registros dos bens culturais imateriais da Paraíba. Se aprovados, serão instrumentos importantes para fortalecer tanto nosso forró como as quadrilhas juninas.

 

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Abrigo de idosos tem 14 casos confirmados da Covid-19, em João Pessoa

m Abrigo de idosos tem 14 casos confirmados da Covid-19, em João Pessoa. Trata-se do Vila Vicentina que tem oito idosos confirmados para a doença e que estão em isolamento…

‘Live’: João Azevêdo volta a defender isolamento e pede apoio da população

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil em uma rede social para, através de uma live avaliar o momento atual vivido pelo estado diante da pandemia do novo…