A Paraíba o tempo todo  |

Deputado federal Ruy Carneiro ressalta ação do movimento SOS Seca Paraíba

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) garantiu apoio às propostas do movimento SOS Seca Paraíba, desenvolvido pelos deputados estaduais da Paraíba, e defendeu o maior engajamento da classe politica na defesa de ações emergências de combate aos efeitos da estiagem prolongada que afeta a maioria dos municípios do estado.

 

Ele lembrou que os senadores e deputados federais da Paraíba tem se reunido frequentemente em busca de providências urgentes por parte do Governo Federal e garantiu que esse trabalho será intensificado. “Já fomos ao Ministério da Agricultura solicitar urgência na transferência do milho para socorrer os agricultores da Paraíba, bem como ao Ministério da Integração Nacional solicitar recursos emergências, além da conclusão da obra de transposição do São Francisco que infelizmente paralisadas. Além de já ter solicitado audiência com a presidente da República”, revelou Ruy.

 

O parlamentar confirmou empenho total da bancada Federal em busca das ações emergências propostas na ‘Carta da Paraíba’, documento lançado pela campanha SOS Seca Paraíba, que junto com relatório final da ‘Caravana da Seca’ deverá ser entregue à presidenta Dilma Rousseff. “A bancada está unida nesse sentimento de cooperação para minimizar o sofrimento causado pela seca”, assegurou.

 

Na ‘Carta Paraíba’ contam, entre outros, os seguintes pontos. A ampliação da operação carro-pipa; a busca por uma solução emergencial para a situação de milhares de produtores rurais que estão com dívidas impagáveis junto aos bancos oficiais, através de adoção de uma política de crédito rural específica para o semiárido; implantar uma política de isenção de impostos para a aquisição de ração animal nos períodos de seca; aumento da distribuição de ração animal; limpeza de barragens; recuperação e instalação de poços; distribuição de cestas básicas; reativação e desburocratização do Programa do Leite.

 

No entanto, para o deputado além das ações pontuais de combate aos efeitos da seca, é primordial a adoção de medidas definitivas que melhorem a vida do homem do semiárido. Como por exemplo, a conclusão da obra de transposição do São Francisco, bem como a construção de adutoras para atender os municípios, principalmente para o abastecimento humano, além da capacitação do homem do campo com projetos que obedeçam a vocação regional.

 

“A Paraíba tem presa na captação de recursos e na realização de ações emergenciais, mas nós queremos e precisamos de muito mais. Vamos unir força política nas busca dos investimentos em obras que resolvam definitivamente o problema de abastecimento d’água. E minha proposta continua sendo a mesma, a união de todas as correntes políticas da Paraíba”, defendeu.

 

O deputado federal criticou a omissão do Governo Federal com relação a seca do Nordeste. “É inconcebível o País que sonha ser uma nação de primeiro mundo ver seus filhos passando sede. Não consigo compreender uma política de desenvolvimento nacional com o semiárido esquecido. Com centenas de municípios em estado de emergência”, desabafou Ruy.

 

 

Assessoria

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe