A Paraíba o tempo todo  |

Defesa Civil define plano para chuvas de verão nesta quarta-feira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta quarta-feira (14), às 9h, no auditório do Paço Municipal, a primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) para definir um plano de contingência com atuação durante o período de chuvas de verão. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela, dez entidades estarão apoiando a Defesa Civil, entre secretarias municipais, autarquias municipais e estaduais, e empresas privadas, para proteger áreas prioritárias da Capital.

“Recebemos informações de meteorologistas de que haverá chuvas acima do normal já a partir de dezembro, então vamos nos antecipar. Se tivermos um plano, vamos poder atuar de uma maneira mais eficaz”, diz o coordenador da Defesa Civil.

Vão participar do plano de contingência as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS), além do Orçamento Democrático (OD), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a empresa Energisa.

“Nesta reunião vamos definir como vai ser a atuação de cada participante com relação ao número de agentes disponíveis, as ações e o maquinário que pode ser empregado, a exemplo de veículos e equipamentos, além das áreas prioritárias, que estão mais suscetíveis a riscos”, explica Francisco Noé Estrela.
Durante o ano de 2011 a Defesa Civil teve uma forte atuação no resgate e retirada de famílias de áreas de risco da Capital. Diversas lonas foram colocadas nas encostas das comunidades e, em parceria com a Seinfra, foram construídos muros de arrimo, entre outras obras de engenharia, para oferecer mais seguranças às comunidades.

Das famílias retiradas de suas residências, algumas conseguiram retornar quando o nível de água diminuiu, enquanto outras ficaram em abrigos até serem incluídas no programa de auxílio moradia da Secretaria de Desenvolvimento Social. A Secretaria de Comunicação divulgou diariamente, durante os meses de julho e agosto, um boletim com todas as ocorrências da Defesa Civil.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe