A Paraíba o tempo todo  |

‘De Repente no Espaço’ traz Hipólito Moura e Zé Galdino na quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 4 de abril, tem mais uma edição do projeto De Repente no Espaço, em João Pessoa. A partir das 19h, Hipólito Moura (do Piauí) e Zé Galdino (de Pernambuco) são as atrações no Mezanino 2 da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. A entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

O objetivo da ação é dar visibilidade a essa linguagem artística e literária, valorizando os poetas populares do Nordeste. “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc que teve início no mês de junho e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região.

Zé Galdino – Mestre de maracatu, cirandeiro e repentista há quase quatro décadas, Zé Galdino, 68, só ingressou na profissão quando se mudou para o Recife, aos 27 anos de idade, e já venceu mais de trezentos festivais de violeiros. Para Galdino, improviso não é uma habilidade a ser aprendida ou ensinada.

Hipólito Moura – Nascido em Picos – PI, atualmente reside em Caruaru. Com 20 anos de carreira, também é veterano em festivais pelo Brasil. È um dos cantadores que mais tem se destacado nos últimos festivais.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.

Serviço:

De Repente no Espaço

Convidados: Hipólito Moura (PI) e Zé Galdino (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Data: quarta-feira, 4 de abril

Hora: 19h

Local: Mezanino 2, Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: gratuita

Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba

 
 
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe