No meu mundo de curiosidades e pesquisas diversas, encontrei uma teoria que faz um paralelo entre as formigas e nossos neurônios. Segundo estudiosos, esses insetos “funcionam” como um imenso organismo e têm semelhança com o funcionamento do nosso cérebro. Como? Explico sem buscar a retórica maçante. Cada ser de um formigueiro tem uma pequena “informação”, que é repassada para outra e, assim, é construída uma “ideia”. Uma formiga não tem a capacidade de decidir onde irá instalar seu novo formigueiro. Só uma colônia “partilhando” as informações pode. Assim acontece com nossos neurônios. É preciso bilhões deles para a formatação, ou formação, de um pensamento, por exemplo.

 

E qual o motivo de estar gastando meu latim com formigas e neurônios? Bem, é que percebi algo que muitos já observaram, principalmente os teóricos da comunicação. A internet vem ganhando quase vida. De certa forma somos nós, humanos, que alimentam as redes sociais e outros dispositivos, fazendo o papel dos neurônios e das formigas. Jogue um pensamento ou imagem na grande rede que ele se disseminará em menor ou maior escala.

 

Então, de modo grotesco, posso afirmar que estamos construindo um formigueiro que nunca fora erguido antes. Uma “mente” virtual que circunda o globo numa troca de ideias nunca vista. E onde isso nos levará? Não sei, pelo mesmo motivo de não saber o real motivo de ter escrito isto. No final, uma boa risada e um pouco de reflexão sobre o assunto valeu a pena para mim. E para você? Podemos trocar idéias sobre a teoria apresentada?

 

Eliabe Castor
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Covid-19: PB tem mais de 14 mil casos; 26 cidades não têm registro da doença

Com base em dados divulgados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas 26 cidades paraibanas não têm registro do novo coronavírus (Covid-19). A doença…

Professor da UFPB comandará Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde

O governo federal decidiu quem ficará à frente da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Será Arnaldo Correia de Medeiros. Ele foi indicado pelo líder do PL…