A Paraíba o tempo todo  |

Cristãos celebram Missa da Ceia e do Lava Pés de forma on-line e bispo destaca sentido da celebração

Em mais uma Semana Santa atípica, com igreja sem a presença de fieis por conta dos decretos com medidas restritivas em prevenção a Covid-19, os cristãos celebram nesta Quinta-feira (01), a Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor.

Na Arquidiocese da Paraíba, a Missa que abre o Tríduo Pascal, será celebrada às 17h sob a presidência do arcebispo Dom Manoel Delson. A celebração terá transmissão ao vivo através do canal da Arquidiocese no YouTube.

Neste dia é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, lembrando a instituição da Eucaristia e o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos, ensinando-os a serem sempre humildes servidores. Esta missa marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal.
Este este ano, por estar sozinho ou com equipe reduzida, o sacerdote não fará o rito do Lava Pés.

Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande, a Missa da Ceia do Senhor, será celebrada `as 17 horas. A Missa presidida pelo bispo com Dulcênio de Fontes, também será transmitida pelo You Tube da diocese. Todas as igrejas Matrizes das paróquias, também celebram a Missa da Ceia do Senhor,

Nesta Quinta-feira Santa, às 8h, também foi realizada a Missa dos Santos Óleos, na qual aconteceu a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais.
Este ano, mais uma vez, por conta da pandemia, apenas o Conselho Presbiteral se fez presente, os demais sacerdotes acompanharam à distância pelos canais de comunicação.

O bispo diocesano dom Dulcênio de Fontes lembrou que esta celebração da Ceia do Senhor é a porta de entrada para o Tríduo Pascal do Crucificado, Sepultado e Ressuscitado.

“Jesus quis na noite de sua ‘Última Ceia’, com seus discípulos, despojar-se ainda mais, transformou pão e vinho em seu corpo e sangue. Jesus nas espécies eucarísticas se deixa manusear, mesmo sendo Deus em corpo e alma, com sua humanidade e divindade. Ele deixou-nos nesta Última Ceia um mandamento novo: ‘Que vos amei uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também vós uns aos outros’”, destacou.

A programação da Semana Santa segue nesta Sexta-feira Santa com a Celebração da Paixão  às 15h. A celebração marca o sacrifício da morte de Jesus. Neste ano não será realizada a Procissão do Senhor Morto, e, na celebração, também não acontecerá o beijo na cruz.

Sábado de Aleluia, acontece a Vigília Pascal. A Santa Missa acontece à noite, pois é a noite da ‘espera’, da ‘vigília’, onde os fiéis aguardam a ressurreição do Senhor. Durante essa missa aconteceria a Procissão da Luz e também o batismo de jovens e adultos, mas, devido à situação atual, não aconteceu. Às 20h. O sacerdote fará apenas a Bênção do Fogo e da Água.

No Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a grande festa da ressurreição. É a maior festa para os católicos. Haverá missa solene, mas apenas transmitida virtualmente.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe