A Paraíba o tempo todo  |

Covid: PMJP reforça a importância da terceira e quarta doses da vacina

Desde o início de maio, a Prefeitura de João Pessoa vem aplicando a segunda dose de reforço contra a Covid-19 (4ª dose) para os idosos acima de 60 anos. Nessa campanha de combate a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o chamamento também para quem está no prazo e ainda não tomou a terceira dose do imunizante, alertando que a vacinação é um passo necessário no longo caminho rumo ao fim da pandemia. Para tomar as vacinas, a partir desta quarta-feira (25), nenhum dos públicos precisa de agendamento.

Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da SMS, explica que, tão importante quanto tomar a terceira dose contra a Covid-19, é manter o esquema vacinal e, quando chegar o período, tomar a quarta dose, que é a segunda dose de reforço, recomendada pelo Ministério da Saúde. A orientação é alinhada com a Organização Mundial da Saúde para garantir maior proteção aos grupos que possuem a imunidade naturalmente mais baixa.

“Devido ao grande empenho de vacinação em massa, a pandemia vai perdendo força e os casos da doença têm reduzido consideravelmente. Mas não há motivos para relaxar, principalmente, porque sabemos que o vírus ainda está em circulação. Portanto, quem já está no período de tomar a primeira ou a segunda dose reforço, que são a terceira ou quarta dose, deve procurar uma unidade de saúde, sem agendamento, e garantir a proteção contra o vírus da Covid-19”, reforçou Fernando Virgolino.

Documentação exigida – Crianças de 5 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF e comprovante de residência em João Pessoa, além de laudo ou declaração médica para quem tem comorbidades ou deficiência. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Para receber a D1 a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, D3 e D4, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Postos de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (25):

Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer
2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h

Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento)
1ª dose: Coronavac
2ª dose: Coronavac (28 dias)

– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h
– Mangabeira Shopping (pedestre) – 8h às 16h

A partir de 12 anos (sem agendamento)
1ª dose: 12+
2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)
3ª dose: 18+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h
– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) – 8h às 12h
– Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h
– Mangabeira Shopping (pedestres) – 18h às 22h

Idosos 60+ (sem agendamento)
– Salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h
– Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h

*exceção das USFs (Cruz das Armas IV, Bessa, Mandacaru VII, Ipês, Viver Bem, Torre Integrada, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Timbó I e Costa e Silva)

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe