A Paraíba o tempo todo  |

Cortes do CNPq atingem programas de iniciação científica e tecnológica da UFCG

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cortou 234 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (IC&T) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O anúncio foi feito na ultima quinta-feira, dia 15.

Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), das 238 bolsas previstas de Iniciação Científica, apenas 95 foram preservadas. As 21 de Iniciação Tecnológica e as 70 de Iniciação Científica Júnior foram cortadas com a medida do CNPq.

Em nota publicada no Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Projetos (SAAP/UFCG), solicitando posicionamento dos pesquisadores, se desejam continuar com os projetos sem bolsas, na modalidade “voluntário”, o coordenador Geral de Pesquisa, Luciano Barosi, lamentou a ação do governo federal.

Ao dizer que a PRPG e a Reitoria estavam analisando medidas que pudessem abrandar a repercussão dos cortes das bolsas, nas atividades de pesquisa e inovação, foi taxativo: “não há muitas esperanças com os recursos que temos no momento”.

Em nota oficial, o CNPq informou que a suspensão das bolsas foi motivada por “indicações de que não haverá a recomposição integral do orçamento de 2019” e que a medida era “necessária para minimizar as consequências dessa restrição”. Na comunicação, o Conselho afirmou buscará uma “melhor solução possível para este cenário”.

 

Ascom UFCG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe