Por pbagora.com.br

O programa Guardiões do Condomínio, que integra o projeto Bombeiros na Comunidade, foi lançado na manhã desta quarta-feira (21), em João Pessoa. O primeiro treinamento aconteceu no residencial Oceania, no bairro do Bessa. Qualquer síndico pode solicitar a ação de prevenção a incêndios dentro do território paraibano. Para isso, é preciso apenas entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar.

 

Conforme ressaltou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o programa visa treinar os funcionários de condomínios e edifícios. “O programa Guardiões do Condomínio será uma ação permanente do Corpo de Bombeiros. Então, qualquer síndico pode solicitar o treinamento, que envolve a prevenção e o combate a incêndio”, afirmou.

 

“Primeiro, ensinamos como utilizar os equipamentos, a exemplo da mangueira e dos diferentes tipos de extintor. Depois, passamos informações sobre a prevenção para porteiros e zeladores, explicando a necessidade de verificar e fazer a manutenção de iluminação de emergência, assim como de toda sinalização do prédio ou condomínio. Eles também aprendem como fazer o controle de pânico, que é a evacuação dos moradores em um evento de incêndio”, acrescentou.

 

A solicitação do programa junto ao Corpo de Bombeiros pode ser feita pelo telefone 3218-5745. Todo treinamento é realizado por uma equipe de militares especializados, de diferentes patentes. O condomínio ou o prédio que se submeter a essas orientações vai receber uma certificação da corporação.



Redação com Assessoria

Notícias relacionadas

CMJP abrigará centro de testagem para Covid-19 a partir desta terça

A Câmara Municipal de João Pessoa vai abrigar um centro de testagem para Covid-19 a partir desta terça-feira (13). A estrutura disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer ao…

Autorizado estado de Calamidade Pública em mais 45 municípios da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) autorizou, nesta terça-feira (13), o Decreto de Estado de Calamidade Pública para mais 45 municípios em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).…