A Paraíba o tempo todo  |

Consórcio repassa à PMJP plano de intervenção das áreas de risco do Complexo Beira Rio

O consórcio responsável pelo projeto de Infraestrutura e requalificação urbana do complexo Beira Rio, inicia nesta quarta-feira (24), às 14h, uma série de reuniões com a Unidade Executora do Programa (UEP) João Pessoa Sustentável da Prefeitura Municipal, e técnicos das Secretarias de Infraestrutura e Planejamento, com objetivo de apresentar soluções e propostas para as comunidades que estão em áreas de risco na região. Essas apresentações se estendem até sexta-feira (26), e resultam do processo de diagnóstico realizado no mês de outubro nas comunidades.

De acordo com Caio Mário, coordenador de Desenvolvimento Urbano do João Pessoa Sustentável, “a ideia do consórcio é apresentar um “MasterPlan”, que em outras palavras, é um estudo indicando as possíveis intervenções de soluções e melhorias que podem ser feitas nas comunidades. À medida que o projeto for evoluindo, o plano vai detalhando essas intervenções”, pontuou.

Depois de validado internamente, esse plano de intervenção vai ser apresentado às comunidades junto com o diagnóstico das áreas de risco que foi realizado no mês de outubro. Portanto, a UEP vai elaborar um calendário para discutir essas propostas e resultados com os moradores. Passando pelo crivo das comunidades, o consórcio vai para etapa de projeto básico, que é o detalhamento de todos os projetos e processos que viabilizam montar o material do processo de licitação das obras.

Caio Mário ainda afirma que todas essas apresentações ficarão disponíveis nos Escritórios Locais de Gestão (Elos), com o intuito de tornar cada vez mais transparente as ações do Programa, “caso alguma família que não participou da reunião tenha dúvida sobre o diagnóstico ou sobre o plano de intervenção, terá a oportunidade de consultar pessoalmente com a ajuda dos agentes sociais que ficam de plantão nos Elos”, frisou Caio Mário.

Melhorias – Esse projeto de Infraestrutura e Requalificação Urbana vai abranger pavimentação, água encanada, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública e contenção de barreiras nas comunidades da Beira Rio. Quase 2 mil famílias que vivem nas comunidades vão ser beneficiadas. Os moradores que precisarem ser realocados porque vivem nas áreas de risco que estão sendo mapeadas terão cinco opções de reassentamento. Uma delas é a realocação para três conjuntos habitacionais que serão construídos a partir de 2022. As construções contarão com 565 apartamentos de desenhos diferentes para atender às necessidades de cada família.

Parque Linear – O consórcio também apresentará uma ideia inicial do Parque Linear que ficará às margens do rio Jaguaribe. Com uma área de 2,5 quilômetros de extensão, o Parque Linear terá a função de proteger as margens do rio Jaguaribe no entorno das comunidades para evitar novos alagamentos e novas ocupações irregulares que ponham em risco a segurança e a vida dos moradores.

João Pessoa Sustentável – O Programa, orçado em U$ 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do JP Sustentável, a Prefeitura de João Pessoa, vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em área de risco.

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe