A Paraíba o tempo todo  |

Confira os riscos que esconde a montagem da iluminação natalina

As lâmpadas de Natal enfeitam, iluminam e conferem um colorido todo especial aos ambientes neste período do ano. Porém, existem perigos por trás dessa beleza. Sobrecarga nas tomadas, por exemplo, pode ser o estopim para um curto-circuito ou incêndio. Para evitar acidentes, é preciso seguir as dicas de especialistas, evitando problemas que podem destruir a composição do ambiente e colocar em risco a segurança de crianças, adultos e animais domésticos.

O coordenador de Medição da Energisa, Julierme da Nóbrega Monteiro, explicou que, o primeiro passo é observar o que diz o fabricante, se as lâmpadas são indicadas para área interna ou externa. A recomendação é que sejam de LED, inclusive por questão de economia, mas também de temperatura, evitando superaquecimento.

“Na questão de segurança, é preciso evitar os ‘Ts’ e extensões usados para ligar o pisca. Isso gera corrente que pode causar curto-circuito. Sugerimos o filtro de linha, que tem de três a seis pontos de ligação, é muito seguro e evita os curtos elétricos. Ele é uma espécie de extensão que tem um dispositivo de proteção. Se chegar na corrente além do permitido, ele dispara um fusível”, explicou.

Outra dica de segurança é a instalação de um disjuntor que fica no quadro de distribuição das residências que é obrigatório. De uma forma geral, a recomendação é que o usuário sempre procure fabricantes que certifiquem a qualidade, com o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Alertas. Ao reaproveitar as lâmpadas do ano anterior, é preciso verificar a fiação, se tem alguma lâmpada danificada, fio ressecado no ato de instalar, evitando o risco de incêndios, curto-circuito. Segundo o especialista da Energisa, o superaquecimento de várias lâmpadas geram calor e, se houver produtos inflamáveis na árvore, pode pegar fogo ou gerar o risco de choque. Ele lembrou que, se a ligação estiver protegida para evitar sobrecarga na corrente elétrica, não precisa alterar os enfeites.         ‘ Outro alerta feito por ele é em relação ao uso de árvore de metal. Segundo Julierme, este tipo deve ser evitado porque é condutor de energia, aumentando o risco de um acidente.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe