A Paraíba o tempo todo  |

Confira a programação da Via-Sacra em JP

 A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, com o apoio das equipes de Liturgia, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e do Segmento de Adolescentes (SEGME), promove na sexta-feira, às 6h, a tradicional Via-Sacra das Igrejas, com uma caminhada de fé, com orações cânticos e louvores, por várias igrejas e capelas no Centro de João Pessoa.

O evento, que é realizado desde 1971, faz parte da programação religiosa da Semana Santa na Capital, e reúne centenas de fiéis na igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Rua das Trincheiras, para percorrer igrejas e capelas do Centro da cidade.

Durante a Via-Sacra, que sai da matriz de Nossa Senhora de Lourdes, às 6h, os fiéis vão visitar sete igrejas e seis capelas, localizadas no Centro, que vão representar os caminhos percorridos por Cristo em direção ao calvário para a crucificação, retornando depois ao ponto inicial. Cada igreja ou capela vai simbolizar uma das 15 estações.

Os fiéis vão seguir em direção à Igreja das Mercês, passarão pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, depois vão ao Mosteiro de São Bento. Em seguida, à Basílica de Nossa Senhora das Neves, de onde seguirão para a Igreja de São Francisco, e logo após para Igreja Santa Terezinha, no Bairro do Roger.

Da igreja Santa Terezinha, a Via-Sacra retorna com o seguinte percurso: Capela do Colégio João XXIII; Igreja Mãe dos Homens; Capela do Colégio Pio X; Capela do Hospital Santa Isabel, Capela do Colégio das Lourdinas; Capela Bom Pastor; Capela da Maternidade Cândida Vargas, finalizando na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, que representará a 15ª Estação, com encerramento previsto para às 11h.

O evento

A celebração da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Essa maneira de meditar e louvar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém.

Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI, como forma de simbolizar parte do caminho de Jesus durante sua vida terrena: do Monte das Oliveiras, onde no “horto chamado Getsemani” (Mc 14,32) o Senhor foi “presa da angústia” (Lc 22,44), até o Monte Calvário, onde foi crucificado entre dois malfeitores (ver Lc 23,33), e ao jardim onde foi sepultado em um sepulcro novo, escavado na rocha (ver Jo 19,40-42).

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe