A Paraíba o tempo todo  |

Conferência da Igualdade acontece em João Pessoa

Política de cotas raciais em universidades e mercado de trabalho, demarcação de terras de áreas quilombolas, implantação de nova disciplina curricular sobre História da África, Afrodescentes e Indígenas nas escolas paraibanas são temas que serão deliberados durante a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Formação da Polícia Militar, em João Pessoa, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).
Mais de 300 representantes do Movimento Negro, Quilombolas, Ciganos, Indígenas e Religiões de Matriz Africana participarão do evento. A abertura do evento será feita às 8h deste sábado, pelo governador José Maranhão.
A secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, disse que espera dar um salto de qualidade em relação à implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial. O primeiro passo será a construção e execução do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

“Esperamos que as conferências apontem caminhos que levem a formação de um projeto em favor da criação de uma política estadual. É um setor que nunca houve política direcionada, seja na área da educação, saúde, trabalho e de gênero”, disse.

A Conferência têm por objetivo analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovados na I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realizada em maio de 2005. Os participantes devem também avaliar as diretrizes para a implementação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Durante as plenárias, representantes dos segmentos sociais devem apresentar propostas de alteração do conteúdo do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e da sua forma de execução. “Deveremos redefinir diretrizes que possibilitem o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial, na perspectiva de superação das desigualdades raciais ainda existentes”, disse Giucélia.
A II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial tem como tema central: “Avanços, desafios e perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”. Os conferencistas deverão fazer ainda a análise da realidade brasileira a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Os eventos servirão também para medir o impacto das políticas de igualdade racial implementadas pelos entes federativos a partir dos eixos temáticos: Educação, Saúde, Trabalho, Cultura, Segurança e Terra.

As conferências regionais são preparatórias para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília (DF) no período de 25 a 28 de junho, sob a coordenação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

 

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe