O município de Conde registrou a primeira morte causada pela Covid-19 na manhã desta sexta-feira (24). O paciente era do sexo masculino, tinha 50 anos, estava internado no Hospital Clementino Fraga e fazia parte do grupo de risco, pois era HIV positivo.

A Secretaria de Saúde de Conde está em busca de informações sobre o caso, visto que o paciente não procurou as Unidades de Saúde do município, não sendo inserido nos registros que vem sendo realizados para acompanhamento e monitoramento da Covid-19 em Conde.

A Prefeitura de Conde seguirá as orientações do Ministério da Saúde no que se diz respeito a sepultamento de falecidos com suspeita ou confirmação para Covid-19. As orientações são:

– Não serão permitidos velórios para evitar aglomeração de pessoas;

– Os coveiros estarão utilizando EPIs (botas, protetores faciais, macacões impermeáveis, luvas e máscaras descartáveis), devendo proceder a higienização através de banhos após os sepultamentos e realizando também a higienização dos EPIs não descartáveis;

– O sepultamento será permitido no máximo 10 pessoas que deverão manter o distanciamento de no mínimo 2,0 entre elas, uso de máscaras, além de outras medidas de etiqueta respiratória;

– Pessoas vulneráveis (crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, entre outras comorbidades), não devem participar dos funerais;

– Realizar higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel ao entrar e sair do local do sepultamento;

– Não deverá haver contato físico entre as pessoas como aperto de mão, beijos e abraços, bem como compartilhamento de objetos;

-O Cemitério Parque das Árvores (UTINGA), será o local para realização de sepultamentos para os pacientes que vieram a falecer pela Covid-19, tendo um espaço destinado só para estes casos.

Com a confirmação da morte, o município agora tem 03 casos confirmados, 01 óbito, 10 casos em investigação, 07 casos descartados, 48 em isolamento domiciliar sem coleta e 25 liberados do isolamento domiciliar.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Grande JP inicia segunda-feira com barreiras sanitárias; confira

A cidade de João Pessoa, além dos municípios da Região Metropolitana (Santa Rita, Cabedelo, Caaporã, Conde, Bayeux, Alhandra e Pitimbu) iniciaram, nesta segunda-feira (1) a instalação de barreiras sanitárias para…

Covid-19: ação solidária beneficia trabalhadores da vaquejada na Paraíba

Obedecendo regras de isolamento social, o esporte vaquejada paralisou suas atividades desde o mês de março. A iniciativa serve para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, famílias…