Comunidade Paratibe celebra chegada de ginásio poliesportivo
Estudantes, educadores e pessoas da comunidade Paratibe, no bairro Valentina Figueiredo, lotaram o novo ginásio poliesportivo da Escola Municipal Dom Marcelo, inaugurado nesta quinta-feira (11), em solenidade que teve a participação do prefeito Luciano Agra. Na obra, foram investidos aproximadamente R$ 1,75 milhão de recursos próprios.
Segundo o gestor, este é o 12º equipamento que a Prefeitura de João Pessoa entrega à população nos últimos 30 meses. Só este ano, conforme contabilizou, foram quatro novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), uma escola-padrão e 16 unidades de ensino reformadas – citando ainda que outras 12 estão com obras em andamento. “Isso mostra o compromisso desta gestão com a educação, que não pode parar”, disse.
Além da construção do ginásio – que possui cobertura metálica, arquibancada, vestuário masculino e feminino, banheiro, sala, piso de concreto polido, dois portões de alumínio, iluminação e uma passarela ligando a escola à quadra –, a unidade escolar ganhou três salas de aula, sala dos professores, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, auditório com capacidade para 100 pessoas, refeitório e cozinha. A instituição também passou por um trabalho de manutenção, com retelhamento, revisão em toda a parte elétrica e hidráulica, pintura, laje e polimento do piso.
A diretora da escola, Maria de Lurdes Lima, destacou que a comunidade, que é muito carente, necessitava desse espaço. “Estamos de braços abertos para receber os moradores de Paratibe. Só temos que comemorar e zelar pelo patrimônio”, disse.
Para o secretário municipal de educação, Luiz Sousa Júnior, a gestão só estará satisfeita quando todas as escolas municipais tiverem o mesmo padrão de qualidade. “Essa é uma meta da PMJP”, ressaltou. Ele aproveitou o momento para saudar todos os professores pelo dia, comemorado na próxima segunda (15).
Solenidade – Na ocasião, houve a execução do hino da escola, cantado por toda a comunidade escolar, e apresentações da banda marcial e do grupo de ginástica rítmica e de dança da unidade de ensino. “Hoje é um dia muito esperado. A partir de agora, eu e minhas colegas vamos nos dedicar mais à prática da ginástica rítmica. Tem espaço de sobra”, falou Taís Teodósio, estudante do 9º ano.
A dona de casa Nery Arruda fez questão de prestigiar a ocasião. “Tenho três filhos matriculados aqui e sei o quanto o ginásio é importante para auxiliar nas atividades esportivas e culturais”, falou a mãe.
Estrutura – Com cerca de 900 alunos, a Escola Municipal Dom Marcelo possui 15 salas de aulas, salas de música e dança, sala para professores, técnicos e diretor. Nos turnos manhã e tarde, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. No turno da noite, tem Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Brasil Alfabetizado.
PBAgora
Secom