Por pbagora.com.br

Um problema operacional atrasou o começo das inscrições para o Programa Juventude Cidadã, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e da Produção (Sedesp). O prazo, que teria início na última quarta-feira (8), foi adiado para esta segunda-feira (13).

Estão sendo oferecidas 4.020 vagas distribuídas em 17 cursos (veja a relação completa abaixo), mas a Sedesp espera receber pelo menos 5 mil inscrições. Os alunos participantes receberão bolsa de R$ 110,00 durante os 10 meses de curso e poderão ser encaminhados ao mercado de trabalho. O programa espera encaminhar para as empresas pelo menos 1.206 jovens.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no endereço da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br) até o dia 29. Quem não tem acesso a computador pode recorer a um dos 22 centros de inclusão digital da Prefeitura, distribuídos pelos bairros da capital. No momento do cadastro online, o aluno deverá informar dados pessoais, como nome, endereço, telefone, e o número dos documentos pessoais, como carteira de identidade e CPF.

Os inscrições serão encaminhadas à Comissão de Coordenação do Projeto Juventude Cidadã, que divulgará a relação de alunos selecionados para os cursos. Podem participar jovens com idade entre 18 a 29 anos que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

Os cursos terão 350 horas aula, divididas em 250 horas de formação técnica e 100 horas de qualificação social. Segundo o diretor de Fomento da Sedesp, Ruy Ribeiro, o início dos cursos está previsto para a segunda quinzena de maio próximo.

O que é – O Projeto Juventude Cidadã é resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal para o desenvolvimento de ações de qualificação sócio-profissional de adolescentes e jovens de baixa renda, na faixa etária de 16 a 24 anos, sendo que em João Pessoa houve alteração na idade do grupo (18 a 29 anos). O objetivo é ampliar os conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades dos participantes a fim de aumentar suas chances de inserção e atuação cidadã no mercado de trabalho e na sociedade.

Cursos Vagas

Administração 360

Agro Extrativista 420

Alimentação 420

Beleza e Estética 180

Comunicação e Marketing 120

Construção e Reparos (Revestimentos e Instalações) 240

Esporte e Lazer 120

Gestão Pública, terceiro setor, voluntariado e trabalho social 150

Joalheria 120

Meio Ambiente, saúde e promoção da qualidade de vida 180

Pesca/Piscicultura 120

Serviços Domiciliares I e II 150

Telemática 420

Transporte 120

Turismo e Hospitalidade 300

Vestuário 600

Total da meta de qualificação 4.020

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Na PB, promotores de Justiça buscarão garantir cumprimento do plano de vacinação

O procurador-geral de Justiça (PGJ), Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e o corregedor-geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Alvaro Cristino Pinto Gadelha Campos, recomendaram a todos os promotores…

Secretário da Funjope espera que com a vacina haja São João em JP

Durante entrevista nesta quarta-feira (20) a uma emissora de rádio de João Pessoa,  o secretário da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves declarou que  a Pasta está trabalhando…