A Paraíba o tempo todo  |

Com últimas chuvas, nível de Boqueirão aumenta e açude chega a 14,8% da capacidade

Graças as últimas chuvas no Cariri paraibano, o açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, já chegou a 56.451.065 m3, aumento da lâmina d’água 7.72 m – corresponde a um aporte hídrico de 6 milhões de m3, nas últimas 24 horas. O açude atingiu os 14% de sua capacidade que é de  411,686 milhões de metros cúbicos.

Essas águas são oriundas das chuvas que caíram na cabeceira do Rio Paraíba, em Caraúbas e São Domingos, fazendo com volume aumentasse e trouxesse essa recarga para o Açude de Boqueirão.

A outra boa notícia, é que a barragem de Acauã também está recebendo aporte hídrico, embora pequeno, mas já um bom sinal.

As informações foram dadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Na semana passada, o volume do açude Epitácio Pessoa, atingiu a marca de 12% da capacidade total. O índice foi confirmado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que monitora o manancial.

De acordo com os dados divulgados pela Aesa, nesta quarta-feira, o açude de Boqueirão está com 49,43 milhões de metros cúbicos de água. Ele tem capacidade para armazenar até 411,686 milhões de metros cúbicos.

O aumento no volume de água tem ocorrido por causa das recargas garantidas através de chuvas na região, nos últimos dias, além da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, eixo leste, que leva água de Petrolândia, em Pernambuco, para Monteiro, na Paraíba. De Monteiro, a água segue para o açude de Boqueirão, através do Rio Paraíba.

O açude de Boqueirão é responsável pelo o abastecimento da população de Campina Grande e mais outras 18 cidades do Agreste paraibano, levando água para cerca de 1 milhão de pessoas, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe