A Paraíba o tempo todo  |

Com nova operação no sistema de água e esgotos, Águas do Nordeste (ANE) investirá R$ 260 milhões em obras de abastecimento e esgotamento sanitário em Santa Rita

A Águas do Nordeste (ANE) assumiu as operações para o fornecimento de água potável e esgotamento sanitário em Santa Rita. Desde a última quinta-feira (12), o serviço que chega às torneiras e casas do terceiro maior município da Paraíba passou a ser de responsabilidade da empresa pertencente ao Grupo Lara, que possui 30 anos de atuação em vários estados do país e também na Índia.

A concorrência pública ocorreu em 2019. O acordo firmado com a Prefeitura de Santa Rita prevê a construção, operação e manutenção das unidades integrantes dos sistemas físicos, operacionais e gerenciais de produção, além da distribuição e coleta de água e tratamento e disposição final de esgoto.A nova concessão vai possibilitar a melhoria dos serviços para a população, já que a ANE prevê um investimento de R$ 260 milhões pelos próximos 30 anos. Esse montante permitirá, por exemplo, que todo o município de Santa Rita, incluindo a zona rural, conte, até 2033, com 90% de coleta e tratamento do efluente gerado na cidade. Hoje, apenas 4% dos moradores possuem esgotamento sanitário.

O CEO do Grupo Lara, Daniel Sindicic, explicou que a nova gestão vai garantir uma melhora na qualidade de vida dos santa-ritense e permitirá um crescimento sustentável da cidade.

Confira abaixo entrevista completa:

Como a ANE chegou a Santa Rita? De onde veio a empresa?

A ANE foi vencedora do processo licitatório promovido pela Prefeitura de Santa Rita, na Paraíba. E o nosso objetivo é promover a universalização do acesso ao saneamento básico, buscando contribuir por meio de nossas operações, para o desenvolvimento da sociedade, conservação do meio ambiente e crescimento sustentável.

A ANE faz parte do Grupo Lara, uma empresa nacional e especializada em gestão de aterro sanitário, geração de energia e saneamento de água e de esgoto. Nossa sede é em Mauá (SP) e temos mais de 30 anos de atuação e aproximadamente 1.000 funcionários. São nove empresas no portfólio espalhadas em várias regiões brasileiras, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraíba. O Grupo também tem presença na Índia com a Antony Lara, especializada em soluções de gerenciamento de resíduos.

A ANE vai abastecer áreas urbanas e rurais de Santa Rita?

De acordo com o edital da licitação, a ANE será responsável pelo abastecimento de água de toda sede do município e zona rural, com exceção do bairro de Várzea Nova, que continuará sendo abastecida pelo Sistema Metropolitano. Todos os locais atendidos receberão investimentos relevantes, sabemos como é importante a entrega de um serviço de qualidade e de excelência no saneamento básico, pois isso contribui para a qualidade de vida de todos.

Quais serão as melhorias que a ANE pretende implementar no sistema de água e esgoto de Santa Rita?

Santa Rita hoje necessita aprimorar seus indicadores de água e de esgoto. Uma série de obras estão previstas – como ampliação e reformulação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário – e serão necessárias para a melhoria da qualidade de vida da população.

As obras serão realizadas de acordo com projetos minuciosamente estudados. Não ocorrerão intervenções sem que tenham ocorridos estudos aprofundados, identificando causas e impactos presentes ou futuros. O projeto elaborado foi concebido para atender não apenas uma rua ou um bairro, mas sim a cidade como um todo.

Estamos muito felizes em começar a trabalhar para a população de Santa Rita, que receberá água em quantidade e qualidade suficientes. Além disso, os efluentes passarão por direcionamento adequados e ecologicamente corretos, assegurando o bem-estar de todos.

Como será o fornecimento de água potável em Santa Rita?

Todo o planejamento realizado pela ANE busca garantir a segurança hídrica do município pelos próximos 30 anos, tanto em termos quantitativos, que inclui a produção e reservação da água, como em termos qualitativos, abrangendo processos eficientes de tratamento e cumprimento dos padrões de portabilidade exigidos pela legislação.

Santa Rita vai presenciar aumento do índice de tratamento de esgoto?

Como definido pelo contrato de concessão e, posteriormente, pelo Marco Legal do Saneamento, até 2033 todo o município de Santa Rita, incluindo a zona rural concedida, contará com o atendimento mínimo de 90% de coleta e tratamento do efluente gerado na cidade. Atualmente, o índice de esgotamento sanitário é de apenas 4% em Santa Rita. Elevar de 4% para 90% o índice de esgotamento sanitário é um desafio motivador para nós.

Lembrando que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada 1 real investido em saneamento básico, economiza 4 reais em gastos com o sistema de saúde pública.

Existem metas a serem cumpridas?

O contrato de concessão é rigoroso em relação às metas, tanto para água, quanto para esgotamento sanitário, buscando ampliar o atendimento e trazer a universalização até o ano de 2033, atendendo o Marco Legal do Saneamento.

Quantos empregos serão gerados?

Inicialmente, serão 75 vagas diretas. Mas, já existem planos de crescimento. Além disso, diversos serviços terceirizados, tais como reaterro, pavimentação, operação de máquinas e serviços gerais serão utilizados, gerando assim, mais oportunidades de emprego ao povo santa-ritense.

 

Fonte: Grupo Lara

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe