A Paraíba o tempo todo  |

Cinema Petrobras em Movimento em JP

Maior circuito de exibição não formal da América Latina, o projeto Cinema Petrobras em Movimento inicia seu 17º ano de atividades na região Nordeste, por João Pessoa, no dia 12 de setembro na Escola Fenelon Câmara, no Castelo Branco III, onde será exibido o filme Minhocas de Paolo Conti, em duas sessões, uma pela manhã as 9h30 e outra a tarde as 15h30. Depois dessas sessões o projeto parte para os estados do Ceará e da Bahia.

Criado no ano 2000 com o objetivo de divulgar o cinema nacional e ser mais um canal para circulação de filmes brasileiros, o Cinema Petrobras em Movimento, ao longo dos anos, foi agregando novos valores as suas ações: “Mais do que uma simples exibição de filmes, o Cinema Petrobras em Movimento é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. Além da exibição do filme, possibilita uma série de atividades culturais e sociais”, explica Luciana Boal Marinho, Produtora Executiva do projeto.

Em seus 17 anos de atuação o projeto já percorreu 1.300 municípios brasileiros onde foram realizadas mais de vinte mil sessões para um púbico estimado em mais de dois milhões de espectadores. “Filmes como Cidade de Deus, Bicho de Sete Cabeças, Tainá, entre outros, já foram exibidos no projeto e geraram debate tão interessantes que potencializaram as atividades do projeto”, diz Orlando Junior, produtor de sessões no Nordeste e um dos responsáveis pela Empresa de Serviços Culturais (EMSRC), que organiza o projeto na região.

Os filmes que estão em cartaz nesse ano, além do já mencionado Minhocas, são O Segredo dos Diamantes de Helvécio Ratton e Que Horas Ela Volta? de Anna Muylart. As sessões podem acontecer em escolas, associações comunitárias, orfanatos, entidades de classe, sindicatos e qualquer espaço alternativo. “Uma das atividades essenciais do projeto, e que o torna mais gratificante, é a oportunidade que ele oferece de depois das sessões se debater essas produções. Isso vai de encontro ao Decreto Lei de nº 13.006 que orienta as escolas de ensino básico a exibirem filmes nacionais por, no mínimo, duas horas mensais”, fala Mercicleide Ramos, Coordenadora Pedagógica da ong Castelo Audiovisual, que também é parceira do projeto na região Nordeste e responsável por sua articulação nas escolas.

Este ano, cerca de 150 municípios serão contemplados e os filmes selecionados seguem o critério de qualidade técnica e artística, além da relevância de seus temas na geração de reflexões e debates. O projeto é coordenado pela MPC e Associados, patrocinado pelo Sistema Petrobras e é executado na região Nordeste pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC) e pelo grupo Castelo Audiovisual.

Maiores informações no site www.cinemapetrobrasemmovimento.com.br



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe