Os municípios de Itabaiana, Mogeiro, Salgado de São Félix e Juripiranga cumpriram recomendação do Ministério Público e realizaram ações para coibir a circulação aleatória de animais nas vias públicas locais. Por conta disso, a Promotoria de Justiça de Itabaiana determinou o arquivamento do inquérito civil público instaurado para acompanhar o acatamento da recomendação por parte dos prefeitos.

Segundo a promotora de Justiça Miriam Pereira Vasconcelos, várias mortes haviam sido registradas por força de colisão de veículos com animais soltos. Por isso, a Promotoria realizou audiência pública com a participação de grande número de proprietários de animais e foi expedida a recomendação.

Participaram da audiência o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Comando Regional do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, Batalhão de Polícia Militar, dentre outras autoridades. Na oportunidade, a promotora Miriam Vasconcelos fez advertências a cada órgão e aos proprietários dos animais.

Entre as medidas recomendadas estavam a realização de campanha pedagógica e ações repressivas, mais precisamente, através de blitz, que deverão ser contínuas, com a devida apreensão dos animais soltos.

De acordo com a promotora, os municípios editaram leis que versam sobre a proibição e circulação de animais soltos sem guia com a previsão de apreensão e multa para os proprietários. Também realizaram campanha pedagógica para conscientizar a população sobre a responsabilidade dos donos em relação aos animais. Foi ainda promovida blitz pelos quatro municípios com apreensão de animais.

“Deve-se ressaltar que a fiscalização deve ser contínua e permanente, pois as pessoas ainda não perceberam o quão grave são as consequências da conduta de deixar bichos soltos nas ruas sem guia, principalmente, para os condutores de veículo automotor, além de que a cidade fica suja com os dejetos dos animais, o que configura risco à saúde da população”, esclarece a promotora.

 

Redação

Foto: divulgação


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Menor morre afogada enquanto tomava banho em rio, na PB

Na manhã desta sexta-feira (13) uma adolescente de 17 anos morreu afogada enquanto tomava banho em um rio da cidade de Coremas, no Sertão paraibano. Segundo as informações policiais o…

João autoriza obras, entrega abastecimento d’água e escola no Brejo nesta 6ª

O governador João Azevêdo visita, nesta sexta-feira (13), os municípios de Araçagi, Guarabira e Pilões, no Brejo paraibano, onde entrega sistema de abastecimento d’água, reforma e ampliação de escola e…