A Paraíba o tempo todo  |

Ciclofaixa de Lazer em JP começa neste domingo do Busto de Tamandaré a Lagoa

 A ‘Ciclofaixa de Lazer’ será implantada neste domingo (22) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A via de 13 km (ida e volta) funcionará aos domingos das 7h às 16h do Busto de Tamandaré ao Parque Solon de Lucena (Lagoa). O objetivo do projeto, concebido e coordenado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), é criar uma alternativa de passeio aos ciclistas que unem esporte e lazer, sendo feito com a família e amigos aos domingos.

 

O projeto foi anunciado na última quinta-feira (19) pelo prefeito Luciano Cartaxo. Compromisso da Prefeitura para incentivar o respeito ao ciclista, melhorar a qualidade da cidade e estimular o uso da bicicleta com meio de transporte e lazer, o projeto também intenciona resgatar o caráter de parque da Lagoa, que será interditada para a prática de atividades esportivas como skates, patins e patinetes. O percurso cicloviário envolverá praças, áreas de lazer, pontos turísticos e atrações artístico-culturais.

 

O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, informou que estão sendo feitos todos os esforços necessários no sentido de que a Ciclofaixa de Lazer conquiste os adeptos a este meio de transporte que só tem a contribuir com um trânsito mais leve e humanizado. “Estamos com toda a logística preparada para que os ciclistas tenham todo o apoio necessário e se sintam motivados a aderir ao projeto”, disse.

 

Nilton também falou das campanhas educativas que estão programadas para serem realizadas aos domingos na Ciclofaixa de Lazer. Para esse primeiro dia de programação, serão distribuídos panfletos com informações sobre o projeto aos participantes do evento.

 

Para Rodrigo Rebouças, que mora na Tambaú, a iniciativa da PMJP melhora fortemente o aspecto da qualidade de vida da população da cidade. “Ponto para a Prefeitura e para os pessoenses”, destacou o ciclista.

 

Segurança – Para garantir a segurança dos ciclistas em toda a extensão do percurso serão utilizados 2.600 cones para separar a faixa de circulação das bicicletas dos demais veículos. Em todos os cruzamentos do trajeto haverá agentes de mobilidade e monitores orientando os ciclistas para que obedeçam à sinalização semafórica, assim como os outros usuários da via (veículos e pedestres).

 

Serão instalados ainda três pontos de apoio para os ciclistas: Busto de Tamandaré, avenida Epitácio Pessoa (em frente à Receita Federal) e Lagoa (próximo ao monumento Pedra do Reino). Nas tendas, os ciclistas poderão contar com orientações, técnicos em enfermagem e mecânicos para pequenos consertos nas bicicletas.

 

 

Ônibus – As linhas de ônibus que passam pela Lagoa circularão pelo anel externo neste domingo por conta da Ciclofaixa de Lazer, que vai interditar todo anel interno. Agentes de mobilidade estarão no local para orientar os usuários e operadores do sistema de transporte coletivo.

 

 

Ação conjunta – Também estão envolvidas no projeto, além da Semob, as Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), Juventude Esporte e Recreação (Sejer), Infraestrutura (Seinfra), Turismo (Setur), Comunicação (Secom), Administração (Sead), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Meio Ambiente (Semam), Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emluer) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe