As fortes chuvas registradas na região do Cariri paraibano e que inundaram os rios Paraíba e Taperoá,  fizeram o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão ter uma recarga de mais de 7,5 milhões de m³ de água essa semana O volume atual do reservatório está em 24,7% da capacidade total. A última vez que Boqueirão teve esse volume foi em novembro de 2018.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa),  o açude está com pouco mais de  97,3 milhões de m³ de água. Na aferição feita nesta quinta-feira, o manancial já estava com 102,72 milhões de m³. de  sua total capacidade que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.

As recargas ocorreram depois do registro de fortes chuvas na região do Cariri paraibano. O açude Boqueirão, como é conhecido o açude Epitácio Pessoa, recebe águas dos rios Paraíba e Taperoá.

O açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento de água para a população de Campina Grande e outros 18 municípios da região. Antes das chuvas que garantir recargas, o açude estava sendo mantido, em boa parte, através das águas da Transposição do Rio São Francisco. Mas, desde o ano passado o bombeamento tem oscilado entre suspensões temporárias e manutenções. O açude de Boqueirão foi construído ha mais de 50 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS), e garante o abastecimento de 1 milhão de paraibanos. 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Martha Rocha, a primeira Miss Brasil, morre no Rio de Janeiro

De acordo com informações, ela sofreu um infarto, com parada respiratória, foi levada para um hospital, mas não chegou à tempo A primeira Miss Brasil, Maria Martha Hacker Rocha, morreu…

João: retomada de obras suspensas pela pandemia restabelecerá empregos

O governador João Azevêdo anuncia nesta segunda-feira (6), às 10h, por meio de transmissão ao vivo em seus perfis oficiais e nas páginas oficiais do Governo da Paraíba no YouTube…