A Paraíba o tempo todo  |

Chuvas no Cariri elevam volume de água de açude de Boqueirão

As fortes chuvas registradas na região do Cariri paraibano e que inundaram os rios Paraíba e Taperoá,  fizeram o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão ter uma recarga de mais de 7,5 milhões de m³ de água essa semana O volume atual do reservatório está em 24,7% da capacidade total. A última vez que Boqueirão teve esse volume foi em novembro de 2018.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa),  o açude está com pouco mais de  97,3 milhões de m³ de água. Na aferição feita nesta quinta-feira, o manancial já estava com 102,72 milhões de m³. de  sua total capacidade que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.

As recargas ocorreram depois do registro de fortes chuvas na região do Cariri paraibano. O açude Boqueirão, como é conhecido o açude Epitácio Pessoa, recebe águas dos rios Paraíba e Taperoá.

O açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento de água para a população de Campina Grande e outros 18 municípios da região. Antes das chuvas que garantir recargas, o açude estava sendo mantido, em boa parte, através das águas da Transposição do Rio São Francisco. Mas, desde o ano passado o bombeamento tem oscilado entre suspensões temporárias e manutenções. O açude de Boqueirão foi construído ha mais de 50 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS), e garante o abastecimento de 1 milhão de paraibanos. 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe