Por pbagora.com.br

As fortes chuvas registradas na região do Cariri paraibano e que inundaram os rios Paraíba e Taperoá,  fizeram o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão ter uma recarga de mais de 7,5 milhões de m³ de água essa semana O volume atual do reservatório está em 24,7% da capacidade total. A última vez que Boqueirão teve esse volume foi em novembro de 2018.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa),  o açude está com pouco mais de  97,3 milhões de m³ de água. Na aferição feita nesta quinta-feira, o manancial já estava com 102,72 milhões de m³. de  sua total capacidade que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.

As recargas ocorreram depois do registro de fortes chuvas na região do Cariri paraibano. O açude Boqueirão, como é conhecido o açude Epitácio Pessoa, recebe águas dos rios Paraíba e Taperoá.

O açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento de água para a população de Campina Grande e outros 18 municípios da região. Antes das chuvas que garantir recargas, o açude estava sendo mantido, em boa parte, através das águas da Transposição do Rio São Francisco. Mas, desde o ano passado o bombeamento tem oscilado entre suspensões temporárias e manutenções. O açude de Boqueirão foi construído ha mais de 50 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS), e garante o abastecimento de 1 milhão de paraibanos. 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Após pressão do MP, Márcia Lucena instala equipe de transição no Conde

A prefeitura de Conde fez publicar na noite dessa sexta-feira, 04/12/2020, a Portaria 0245/2020 nomeando a Comissão de Transição entre gestões. A nomeação ocorreu logo após o Ministério Público determinar…

Morre aos 95 anos Massao Shinohara, um dos maiores judocas brasileiros

Em 2017 a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) outorgou ao sensei Massao o 10º Dan, maior graduação possível na modalidade. Ele ainda é o único judoca no Brasil a receber…