As chuvas caídas nesse início de ano no Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú paraibano , elevaram o nível de água de muitos dos 134 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Destaque para o reservatório Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, que tinha 70 milhões de metros cúbicos e agora está com 85 milhões, o que corresponde a pouco mais de 18% de sua capacidade. Em apenas 48 horas, a barragem de São Gonçalo, em Sousa, recebeu um aporte de 55 mil metros cúbicos; e Coremas, na cidade de mesmo nome, ganhou 181 mil metros cúbicos. Já o Açude Gurjão, saiu do dos 9% de sua capacidade para 50%, enquanto Acauã, pegou 700 mil metros cúbicos de água, entre outros.

As expectativas de chuvas para essas regiões continuam boas. De acordo com o diretor presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, os açudes do Sertão também já começam a ter uma recarga satisfatória.

De janeiro a março de 2020 a tendência é de que as chuvas ocorram dentro da média histórica no semiárido paraibano. Esta previsão foi anunciada no mês passado, pela Aesa, depois que especialistas em recursos hídricos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte discutiram as principais características climáticas do setor Norte da região Nordeste.

SL
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Período de chuva requer atenção especial com eletricidade

Todo mundo sabe que água e eletricidade não combinam. Por isso, em dias chuvosos é preciso redobrar os cuidados, pois a água é um condutor natural de energia elétrica e,…

Midia nacional: famoso comunicador paraibano pode fechar com a Gazeta diz site

Fabiano Gomes é um dos comunicadores mais polêmicos do Nordeste. Foi o primeiro apresentador paraibano que venceu, no IBOPE, o “Bom dia praça” e o “Bom dia Brasil”, pela TV…