As chuvas continuarão atingindo João Pessoa pelo menos até amanhã, embora com menor intensidade, de acordo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em 24 horas, encerrando o período de medição às 18 horas de ontem, o instituto tinha observado uma precipitação de 120 milímetros (mm) na cidade que, entre as capitais nordestinas atingidas pela chamada “perturbação de Leste”, foi a que recebeu o maior volume de chuva. A previsão é que, hoje, chova mais 50 mm em João Pessoa, mas que haverão períodos ensolarados ao longo do dia.
Poucas horas de chuva foram suficientes para os bairros de João Pessoa registrarem transtornos decorrentes dos alagamentos. Trânsito parado ou interrompido, comércio prejudicado e pedestres enfrentando alto volume de água para atravessar as vias urbanas foram só algumas das ocorrências.
Na Avenida Bancário Sérgio Guerra, no bairro dos Bancários, um problema antigo surge quando começam as chuvas: as vias alagam, o trânsito é desviado e os comerciantes têm prejuízos, destaca Marcus Lacerda, proprietário de um escritório às margens da principal avenida do bairro.
“Há 8 anos trabalho aqui e é sempre o mesmo problema. Basta chover um pouco e a água invade tudo. A gente perde cliente, porque a rua fica interditada e ninguém passa. Perdemos também os móveis, porque a água entra no escritório e estraga as mesas, armários e tudo que for de MDF”, disse o comerciante, enquanto usava um rodo para enxugar o piso.
Redação