Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que visitam a Paraíba essa semana, chegam amanhã em Campina Grande. O UNICEF está promovendo o 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios da Paraíba. Equipes do Fundo e parceiros estão realizando encontros em três municípios-polo com gestores públicos dos 169 municípios paraibanos participantes desta edição do Selo UNICEF.

O primeiro encontro aconteceu ontem (28) no polo de Pombal, com representantes de 61 municípios. Hoje e amanhã será a vez de Campina Grande. Em seguida, no dia 1º de dezembro, acontecerá a capacitação em João Pessoa. Os encontros estão tendo a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens.

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

Agenda:

29/11 – Campina Grande (Com representantes de 38 municípios)

Local: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB

Endereço: Rua Manoel Gonçalves Guimarães nº 195, Bairro – José Pinheiro

Ponto de Referência – Vizinho a Agência da Caixa Econômica Federal ou ao lado do Açude Velho.

Horário: Das 8h às 13h

 

30/11 – Campina Grande (Com representantes de 39 municípios)

Local: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB

Endereço: Rua Manoel Gonçalves Guimarães nº 195, Bairro – José Pinheiro

Ponto de Referência – Vizinho a Agência da Caixa Econômica Federal ou ao lado do Açude Velho.

Horário: Das 8h às 13h

 

01/12 – João Pessoa (Com representantes de 31 municípios)

Local: CTL SESC Cabo Branco

Endereço: Avenida Cabo Branco,2788 – Cabo Branco

Horário: Das 8h às 13h

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.



Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

VÍDEO: com tumor na bexiga, Welington Farias destaca importância do Hospital Laureano

Após passar por procedimento cirúrgico para a remoção de um tumor na bexiga, o jornalista Wellynton Faria, do PB Agora, gravou vídeo ressaltando a importância do Hospital Napoleão Laureano, referência…

Homem é morto a tiros dentro do carro no bairro do Geisel em JP

Na noite desta sexta-feira (16, um homem foi assassinado a tiros dentro de um carro em João Pessoa. Testemunhas afirmam que os tiros foram disparados por uma dupla em uma…