A Paraíba o tempo todo  |

CG fechou 2020 com saldo positivo de 6.492 empregos formais

Município ficou à frente da capital, na média de profissionais contratados com carteira assinada

Apesar da crise econômica, causada pela pandemia do novo Coronavírus, Campina Grande teve um saldo positivo na contratação de trabalhadores, com carteira assinada, em 2020, segundo levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged e divulgados pelo Ministério da Economia. O saldo de empregos formais em 2020 ficou em 6.492, com destaque para serviços (5.098), indústria (1.532) e comércio (198).

O SINE municipal contribuiu ativamente para esses resultados, mais especificamente com 1.502 empregados com intermediação do órgão. Os números do município, mês a mês, mostram o efeito da pandemia na contratação de profissionais registrados. Nos meses de abril e maio, auge da pandemia, não houve contratação. Em junho, porém, graças às medidas adotadas pela Prefeitura Municipal para a retomada gradativa das atividades, a economia começou a reagir, conforme atestam os dados do Caged, a seguir: janeiro (06), fevereiro (05), março (21), abril (00), maio, (00), junho (33), julho (24), agosto (10), setembro (125), outubro (502), novembro (654), dezembro (122).

Os dados mostram que os trabalhadores com melhores oportunidades no município foram os de serviços administrativos, que obtiveram os maiores índices proporcionais, com 2.340 contratações. Na sequência estão: vendedor de comércio varejista (2.171) e os operadores de serviços industriais (1.414).

O cálculo utilizado pelo Caged expõe a diferença entre o número de admissões e o número de desligamentos realizados no ano, contabilizando o saldo geral. Os dados estão disponíveis para consulta pública no Painel de Informações do Novo Ceged, em Dados Setoriais, do portal do Ministério da Economia.

“Temos muito que comemorar, apesar de um ano totalmente atípico, com a pandemia de coronavírus, conseguimos superar a crise e retomar a economia. Ainda não é o saldo que queremos para Campina Grande mas, certamente a cidade já está seguindo seu ritmo de desenvolvimento e iremos melhorar os números de 2021”, destacou Soraya Brasileiro, coordenadora do SINE municipal.

Campina Grande ficou à frente de outros municípios como: Santa Rita (71); Patos (-659); Cabedelo (-184) e Sousa (693), além da capital, João Pessoa (-3.530). A Paraíba, contando os 223 municípios, fechou 2020 com saldo de 5.152 postos de trabalho com carteira assinada, terceira maior geração de empregos entre os nove estados do Nordeste.

Ações para fortalecer a economia

Logo após o início da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Campina Grande implantou uma série de medidas para garantir a retomada e o impulsionamento da economia.

As ações têm movimentado a criação de plataformas virtuais para atendimento do setor comercial e o uso de inteligência artificial na gestão municipal. Vale destacar, também, as parcerias, para o desenvolvimento de projetos, com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB; o Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações – MCTI; a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – ABESE; e o Programa Nacional de Inovação Terra 2 Inova -PNIT2I.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe