Por pbagora.com.br

 Em tempos de escassez de água, Campina Grande não dá bom exemplo para o restante do Estado. Dados do Trata Brasil mostram que a Rainha da Borborema é a cidade da Paraíba que mais desperdiça água tratada (40,32%) índice maior do que o estadual que é de 36,18% de toda a água distribuída no Estado, em 2013.

Os dados, divulgados ontem,  mostram que a perda de recursos hídricos no Estado está acima dos indicadores recomendados pela entidade. Considerando a quantidade de água que é produzida pelo sistema de abastecimento, mas não é efetivamente consumida, o estudo aponta que cada ligação existente em Campina, desconsiderando as clandestinas, perde cerca de 346,4 litros por dia, 62,7 litros a mais que o índice geral da Paraíba, que é de 283,6 litros para cada ligação. Em João Pessoa, a perda de água potável em 2013 foi de 39,9%, segundo a pesquisa.

Nesse mesmo período, a capital teve 407,62% das ligações perdidas, além de 42,98% de perdas totais no faturamento. Na prática, esses dados se referem aos casos de perdas reais durante a distribuição da água, ocasionados por vazamentos, falta e adulteração dos hidrômetros, erros de medição, ligações clandestinas e roubos de água.

De acordo com os parâmetros adotados pelo Trata Brasil, os índices da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande são preocupantes, pois estão muito acima dos indicadores considerados padrão. Os valores estabelecidos pelo instituto como padrão variam entre 10% e 15%, passando disso o volume de água perdido já é considerado alto.

As meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) Carmem Becker e Marle Bandeira tem enfatizado em suas entrevistas, a importância dos paraibanos evitarem o desperdício de água, usando o líquido de forma racional. Isso porque, mesmo com as últimas chuvas registradas na Paraíba, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, está com baixo volume de água armazenada. O reservatório, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e 18 municípios do Compartimento da Borborema, está perdendo 1 centímetro de sua lâmina de água por dia.

Redação com Trata Brasil

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Secretário da Funjope espera que com a vacina haja São João em JP

Durante entrevista nesta quarta-feira (20) a uma emissora de rádio de João Pessoa,  o secretário da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves declarou que  a Pasta está trabalhando…

PMCG rebate informações sobre ‘fura fila’ na aplicação da vacina contra a covid-19

A Secretaria de Saúde de Campina Grande emitiu nota no início da tarde desta quarta-feira (20) onde refutou denúncias de que na fase inicial de campanha de imunização contra a…