A Paraíba o tempo todo  |

Cerca de 50 pedestres sofrem acidentes de trânsito por mês, em JP

Um total de 495 pedestres foram vítimas de acidentes de trânsito no ano de 2018 em João Pessoa, sendo nove delas fatais. Os dados foram contabilizados entre janeiro e outubro do ano passado, o que indica uma média de quase 50 vítimas por mês. O cuidado com o pedestre é o terceiro tema tratado na semana em alusão ao Dia Municipal da Paz no Trânsito. A campanha está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Nesta quarta-feira (23), a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob-JP vai estar, a partir das 16h, na faixa de pedestres da Rua Francisco Leocácio Ribeiro Coutinho, no Bessa, em uma faixa de pedestres em frente ao Carrefour. O local foi escolhido para a campanha sobre o tema, e será espaço de panfletagem, informação e orientação.

“Este é o nosso último tema e esperamos trazer um impacto positivo na forma como o motorista enxerga o pedestre no trânsito. Quem anda a pé está na situação mais vulnerável da via e deve ser foco da atenção de todos os outros modais, desde o ciclista até o motorista de grandes veículos. É com esse cuidado que podemos salvar a vida de alguém”, explicou o superintendente Adalberto Araújo.

Condutores atentos – Algumas atitudes podem ajudar os motoristas a ampliar a segurança no trânsito. Ficar atento aos limites de velocidade e não focar em distrações, como os celulares, enquanto dirigem são as principais delas. “Também alertamos que haja respeito às faixas de pedestre, e que o condutor nunca avance o sinal vermelho ou feche os cruzamentos”, explicou a chefe da Died, Gilmara Branquinho.

Os próprios pedestres podem agir de forma a ampliar sua segurança, principalmente atravessando sempre na faixa. “Os pedestres devem se colocar sempre em local visível ao condutor, aguardar na calçada o momento da travessia e só atravessar quando os veículos pararem totalmente”, explicou Branquinho.

As atividades referentes ao Dia Municipal da Paz no Trânsito acontecem diariamente até o dia 24. Outros temas abordados pela campanha serão o excesso de velocidade nas vias e o uso do celular ao volante. A campanha acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semusb), BPTran, Corpo de Bombeiros, Compav, Comitê Vida no Trânsito, Detran, DER, Dnit, DTTrans, DMTrans, Semob Cabedelo e PRF.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe